Dança de Salão

Páginas: 7 (1516 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Dança de Salão

Introdução

Nesse trabalho, serão estudados os ritmos que fazem parte da dança de salão, tipos, origem e características de cada um deles.
Pode-se afirmar que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados por ela.
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do séculoXIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).
A dança de salão teve início no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca.
Os ritmos mais praticados no Brasil, são oito, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas. Sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada, zouk, salsa e tango, porém ainda podemosencontrar diversas variações destes ritmos.

As danças de salão classificam-se como latinas ou clássicas.

1. São danças de salão latinas:

1.1. - Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira.
1.2. - Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.
1.3. - Merengue – é a dançatradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela).
1.4. - Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário da Rumba. Surgiu em Cuba.
1.5. - Paso - doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

2. São danças de salão clássicas:

2.1. - Tango – surgiu nos bordéis daArgentina
2.2. - Valsa Vienense – surgiu na Áustria.
2.3. - Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.
2.4. - Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis.
2.5. - Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

3. Os principais ritmos mais usados no Brasil

3.1.- Forró:
O nome forró deriva da palavra 'forrobodó' e já era praticada ainda no século XIX nas cidades nordestinas. Sofreu grande influência dos africanos e europeus. É uma dança típica realizada entre casais que executam várias evoluções durante os passos. Na década de 80, surgiu um tipo de forró que utilizava instrumentos musicais eletrônicos e atraíram um público mais diversificado paraesse estilo.
Um dos passos mais simples do forró, é o que o cavalheiro abraça sua parceira colocando uma de suas mãos na cintura dela e segurando a outra mão um pouco acima da cintura dos dois. Enquanto isso, a mão dela se posiciona nas costas do parceiro e seu rosto também se aproxima. Posteriormente, são dados dois passos com o pé esquerdo para o lado esquerdo e depois repetir o gestopara o lado direito. O casal deve girar pelo salão repetindo esses passos.

3.2. - Samba de Gafieira

Essa dança é uma herança do maxixe e começou a ser praticada a partir do século XX. O nome vem da palavra francesa 'gaffe' (gafe). É sempre o homem que conduz a mulher e ele executa gestos de proteção, ritmo e elegância. É acompanhada por instrumentos como o violão, o cavaquinho, percussão,choro e clarineta.

3.3. - Maxixe

Dança de salão que surgiu com os negros no Brasil durante o século XIX. Foi uma das primeiras danças realizadas nas cidades do país. Inicialmente, foi criticada pela igreja, pela polícia e pelas famílias devido à forma sensual com que era executada pelas pessoas. É conhecido como o tango brasileiro.

3.4. - Merengue

Essa é uma dança que surgiuna República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trombeta e teclado. Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos e simples. Ou seja, um dos pés marca o tempo da dança e o outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam muito deixando o ritmo apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança de Salao
  • Dança de salão
  • Dança de Salão
  • Danças de Salão
  • Dança de salão e dança erudita
  • dança de salão
  • Dança de Salão
  • Dança de salao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!