Dança de Salão

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 3 de julho de 2013
 Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade de Educação/CBH


















Dança de Salão






Trabalho apresentado à
disciplina de Educação Física
sob orientação da prof: Liliana

Aluna: Clarice Silva Pales - NF VI E







Belo Horizonte, 22 de setembro de 2012


Etimologia

O termo dança de salão é uma tradução de Ballroom dancingque é derivado da palavra ball, do latin ballare, que significa dançar. Já o room, é uma referencia ao salão, ou sala grande o suficiente para dançar.

Origem

A Dança de Salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. A primeira referência à prática data o fim do século XVI, na obra de Thoinot-Arbeau, que publicou em 1588 o livroOrchésographie, um estudo sobre o comportamento e interação dos bailarinos com a música.
Em épocas passadas​​, a dança de salão era uma dança social para as classes privilegiadas, enquanto as camadas mais pobres executavam as danças folclóricas. Essas fronteiras, desde então, tornaram-se menos claras. A criação da Valsa e da Polka possibilitaram, em meados do século XIX, que a dança de salão sepopularizasse entre as classes operárias e mais pobres.
Hoje em dia, as então tradicionais e sofisticadas danças como Minueto, Quadrilha, Polca, Mazurca, e outros, agora são considerados danças históricas e folclóricas.

Dançando abraçado

É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino,de Fabrittio Caroso. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.
Foi com a Valsa que o abraço moderno se popularizou na dança de salão. Em 1812, quando chegou na Inglaterra, tal postura tão imprópria, como dançar abraçado, fez com que a dança horrorizasse a sociedade, mas aos poucos foi sendo aceita em detrimento dos passos decorativosdas quadrilhas.

A chegada da Dança de Salão no Brasil

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI. Mais tarde, no início do século XVII, após Portugal hesitar em seguir determinações de Napoleão para aderir ao bloqueio continental contra a Inglaterra, a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil e trouxe consigo muitos dos gostos e hábitossociais daquela época, inclusive as danças e os bailes.
Durante todo o século, qualquer evento era motivo para um baile: aniversários, noivados, casamentos, formaturas, datas cívicas, visitas de parentes e amigos, etc.. Professores de dança europeus, especialmente os franceses, eram contratados para manter os membros da nobreza brasileira em dia com as danças que estavam na moda nas maisimportantes capitais européias.

A família real e o último grande baile

D. Pedro II tinha fama de um grande apreciador das quadrilhas, dançando todas que eram tocadas nos bailes a que comparecia. Tanto que, ao fim da monarquia organizou um dos mais famosos bailes da história: O Baile da Ilha Fiscal. O Baile ocorreu no dia 9 de novembro de 1889 e foi a última grande festa da monarquia antes daProclamação da República Brasileira.
O evento, que reuniu toda a sociedade do Império, tinha a intenção de se tornar inesquecível para reforçar a posição do Império contra as conspirações republicanas. O dinheiro gasto por ele no baile correspondia a quase 10% do orçamento do Rio de Janeiro, e estaria destinado a socorrer flagelados da seca no Ceará.
Estima-se que cerca de três a cinco milconvidados participaram do baile e foram recepcionados por moças fantasiadas de fadas e sereias. Duas bandas militares tocaram quadrilhas, valsas, polcas e mazurcas para os convidados, que dançaram em seis salões. A princesa Isabel foi uma das pés-de-valsa mais animadas. Depois da festança, às 6h da manhã, o pessoal da limpeza achou: 37 lenços, 24 cartolas e chapéus, 8 raminhos de corpete, 3 coletes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança de Salao
  • Dança de salão
  • Dança de Salão
  • Danças de Salão
  • Dança de salão e dança erudita
  • dança de salão
  • Dança de Salão
  • Dança de salao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!