DANÇA DE SALÃO E SUAS ORIGENS- DA COLÔNIA À REPÚBLICA

Páginas: 22 (5343 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014

DANÇA DE SALÃO E SUAS ORIGENS- DA COLÔNIA À REPÚBLICA


Jailson Cordeiro
Prof. Orientador Ivan Araújo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História – Trabalho de Graduação
17/12/2011


RESUMO

Breve discussão e relação histórica sobre a dança de salão no Brasil, explanando desde seu surgimento no século XVI até o início da República do Brasil..Palavras-chave: Dança de salão, Brasil, Europa,.ritmos. danças

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será relatado as história de dança de salão no mundo e principalmente sua evolução no Brasil até o período da República no Brasil.

Serão explanados as origens da própria dança de salão na Europa e no Brasil, sua influência e motivos que levaram ao seu surgimento e expansão no mundo.

Váriosdocumentos científicos e os principais livros sobre o assunto foram estudados e usados à execução deste trabalho. Devido a falta de materiais sobre o assunto, foi constatado a necessidade para os praticantes da dança de salão, assim como seus simpatizantes de um material que fosse dedicado de maneira cronológica sobre os principais pontos e influências da dança de salão no Brasil e no mundo

O trabalhoserá dedicado do Período Colonial ao Período Republicano, por conta deste ser para o autor o período de maior transformação social no Brasil, principalmente a vinda da corte para o Brasil em 1808. Transformando profundamente a cultura brasileira, que teve como importante peça nesta evolução, os bailes e a dança.

O trabalho também tem como meta, levar o conhecimento da dança de salão para aspessoas que não o têm. Sendo assim mais uma fonte de conhecimento na área.


2 O QUE É DANÇA DE SALÃO?

Definindo alguns conceitos de danças, segundo Perna (2005), podemos enquadrar a Dança de Salão na categoria de dança popular. Qual a diferença entre dança popular e dança folclórica?

A dança popular é uma manifestação de momento, enquanto a folclórica é uma tradição que se mantématravés dos tempos e é originado por festas ligadas à natureza, fatos históricos, acontecimentos religiosos ou tradição cultural transmitida de geração para geração (PERNA. 2005, p.10)

Podemos citar como exemplo de dança popular que virou dança folclórica a quadrilha, que hoje é realizada como apresentação em espetáculos e em festas populares.
Garcia e Haas (apud, 2003), definem como Dança deSalão:

Nome designado a um conjunto de danças, realizadas necessariamente em pares, dançadas com músicas e ritmos diferentes uma da outra, originários de uma época e região específica e que, ao longo dos tempos, sofreram modificações culturais ao se espalhar pelo mundo; também chamada dança social, é praticada normalmente em bailes, por lazer, mas que também é considerada um esporte nos paíseseuropeus (, GARCIA e HAAS, 2003, apud REGERT, 2007 p. 19)

A dança social também é chamada assim por ser praticada com motivos de socialização e de interação entre quem a pratica. Propiciando relações de amizade, romance, diversão, entre outras. Designando a dança de salão como uma dança social, a denominamos dança de salão por sua necessidade e origem e grandes salões para que assim pudessem serfeitas as festas e confraternizações (PERNA, 2005).
Dança de salão de um modo de vista contemporâneo, nada mais é que do que alguns ritmos musicais dançados em casal, geralmente em ambientes de cunho social, em salões e festas.
Pontes (2011) destaca em seu trabalho que:

Diferentemente do que ocorre com outras modalidades de dança como o ballet, que surgiu com a função de ser espetáculo, adança de salão é uma dança social onde os praticantes procuram se sociabilizar e se divertir, antes da técnica e da apresentação cênica (PONTES. 2011, p. 24)


3 DANÇA DE SALÃO DO RENASCIMENTO AO SÉCULO XVII

Quanto à origem da dança de salão podemos dizer que a dança de salão surgiu na Europa, na época do Renascimento. Desde o século XV, tornou-se muito apreciada, quer entre a plebe,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança de salão
  • Dança de Salao
  • Dança de salão
  • Dança de Salão
  • Danças de Salão
  • Dança de salão e dança erudita
  • dança de salão
  • Dança de Salão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!