Dança contemporânea

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Dança Contemporânea

O Ballet Contemporâneo foi criado no início do século e ainda preservava o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografiasdiferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos, é o estilo que vem antes daDança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.
A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um"corpo ideal". Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes, ela é uma forma de libertação do bailarino, de expressar mais os sentimentos das pessoas e não apenas histórias.
O bailarinocontemporâneo tem um papel mais autónomo e interventivo na coreografia. "Antes, o coreógrafo dava um movimento ao bailarino e ele decorava-o e trabalhava-o. Agora dão temas, estímulos - que podem serobjectos, músicas - para o bailarino criar". O coreógrafo produz a partir do discurso do intérprete.
Apesar da ruptura com os artifícios do ballet, a linguagem própria da dança contemporânea nãodeixa de integrar referências clássicas. "Um bom bailarino contemporâneo tem de ter por base a dança clássica, a técnica, para depois se puder libertar", salienta Catarina Marques. Uma coreografiacontemporânea não tem a harmonia estética de uma clássica. Mas os movimentos "têm primeiro de ser limpos para depois poderem ser sujos intencionalmente".
Um dos elementos diferenciadores da dançacontemporânea é o diálogo que estabelece com os espaços. A coreografia pode saltar de um palco para lugares menos convencionais. "No projecto 'Sub-18' fiz um espectáculo numa ETAR", exemplifica Catarina Marques."Aí faz-se uma coreografia sobre o espaço. Temos de ver o que ele sugere, se o movimento é mais claustrofóbico, mais amplo", diz.
"Mas também pode ser simplesmente pegar numa coreografia e pô-la...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • danca contemporanea
  • Dança Contemporânea
  • dança contemporânea
  • Dança contemporanea
  • Dança Contemporanea
  • Dança Contemporanea
  • Dança Contemporânea
  • Dança contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!