Dança afromix utilizada como beneficio contra os efeitos do envelhecimento biológico em idosos com mais de 60 anos

Páginas: 11 (2585 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Dança Afromix utilizada como beneficio contra os efeitos do envelhecimento biológico em idosos com mais de 60 anos.

Resumo

Prevenir e retardar os efeitos do envelhecimento biológico e promover a melhora na qualidade de vida é um assunto cada vez mais presente na sociedade atual sendo assim o intuito desta revisão foi expor os motivos causadores deste envelhecimento e propor uma alternativasignificativa para que os idosos pratiquem atividade física através da dança.

(Palavras chave: idoso, envelhecimento e dança)

Abstract

Prevent and slow the effects of biological aging and promote improved quality of life is an issue increasingly present in today's society so the aim of this review was to state the reasons causing this aging and propose a meaningful alternative to theelderly practice activity physically through dance.

(Key words: aged, aging and dance)

Introdução

Mundo globalizado, evolução tecnológica avanços científicos, ascensão social, aumento da população mundial, melhora na qualidade, preocupação com bem estar, questões de saúde e etc; são temas cada vez mais vistos na sociedade atual e esses assuntos são provenientes de nações em constanteexpansão e desenvolvimento.
A população Mundial é de aproximadamente 7 bilhões e uma das razões para tal dado é que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos. 1 O individuo nasce, cresce, envelhece e morre contudo é relevante afirmar que o ser humano está “vivendo mais”. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2 divulgou dados informando que a expectativa dobrasileiro nascido em 2010 alcançou 73,5 anos de vida o que se assemelha a outros estudos que mostram que a média da população pode viver aproximadamente até 80 anos, mas não significa que “viver mais” é sinônimo de saúde. A população mundial convive com a realidade de que os cuidados com a saúde devem e precisam ser melhorados desde o nascimento até a velhice para que o individuo possa alcançaruma qualidade de vida satisfatória.
De fato existem políticas publicas que visam o atendimento preventivo acerca de doenças e outros males que possam culminar na má qualidade de vida de todos inclusive dos idosos, com isso é cada vez mais comum visualizar campanhas, ações, projetos que estimulem a sociedade a cuidar da saúde.
A criação da Gerontologia (Ciência que estuda o processo doenvelhecimento) propiciou um novo interesse pela Geriatria (campo da medicina que estuda a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas 3 e conseqüentemente surgem cada vez mais estudos e ações que visam amenizar os efeitos naturais do envelhecimento, promovendo saúde, melhora na qualidade de vida, e bem estar do idoso.

Com o envelhecimento há um declínio inevitável dascapacidades fisiológicas e motoras 4, sendo assim não há como não mencionar a atividade física como uma aliada do idoso, pois a pratica da atividade física favorece o ser humano na maioria das fases de seu desenvolvimento 3 sobretudo na velhice e serve como uma alternativa eficiente para promoção de uma vida saudável.

A cultura corporal de movimento que é elemento da Educação Física envolto nosesportes, danças, lutas ginásticas 5 foi construída pelo homem em seu percurso através dos tempos, então porque não utilizá-la como instrumento na promoção de um envelhecimento prazeroso?
A dança pode ser considerada uma das maiores ações que envolvem a cultura corporal de movimento, dela se originaram: povos, culturas, historia e a permanência de um legado. Com toda esta riqueza históricaenvolta na educação física é de extrema importância citar o “ movimento” pois através dele: vivemos, nos sociabilizamos, expressamos emoções promovendo um conhecimento exteriorizado. Com todos esses pontos importantes o estudo tem como objetivo mostrar que a dança AFROMIX pode ser uma alternativa de atividade física eficaz a fim de minimizar os efeitos do envelhecimento biológico promovendo assim a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Benefícios da dança para idosos
  • Idoso 60
  • anos 60
  • Efeitos biologicos
  • anos 60
  • Anos 60
  • efeitos biologicos
  • Envelhecimento saudável: benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida dos idosos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!