Damirofull

1766 palavras 8 páginas
Dinâmica e Organização Escolar
Cadê o Sistema Que Deveria Estar Aqui?

Partindo das informações encontradas nos textos estudados na aula de Dinâmica e Organização Escolar, estudamos conceitos de sistemas educacionais e como o sistema público nacional de educação tem sido influenciado pela camada de ensino privado, como tem sido falha a tentativa de ajustar o sistema educacional brasileiro, o que para alguns, na verdade nem existe de fato pela falta de articulação com os outros sistemas existentes na sociedade, tais como o político, o econômico, o cultural, o religioso, o jurídico, etc. Uma afirmação empírica sobre essa crença da ausência de Sistema Nacional de Educação no Brasil é que o suporte da sociedade de classes dificulta uma prática intencional que envolva todos coletivamente. O que isso significa?
Seguindo essa linha argumentativa, é obrigatório concluir que o Brasil ainda não possui um sistema nacional de educação, embora as leis que regem o ensino no País façam referência a organização da educação. Não existe um sistema nacional em razão da falta de articulação entre os vários sistemas de ensino existentes nas esferas administrativas. O art.211 da Constituição Federal e pelo art.8ª da Lei9.394/96 teve a intenção de corroborar para uma mudança nessa situação, mas, não provocou a articulação necessária entre os vários sistemas de ensino, uma vez que a política existente no País, historicamente, é de competição, e não de colaboração.
Sabendo disso entendemos que o Plano Nacional de Educação (PNE) precisava de uma base para se “inspirar” e ter um ponto de partida. Foi a oportunidade perfeita para que a parcela de “vendedores de ensino” (lê-se representantes do ensino privado), pudesse direcionar o ensino para um lugar emparedado e condicionado a seguir padrões que o governo não pode sustentar financeiramente, bem como também não pôde murar os alunos e suas experiências de vida que não são como o que as que as Leis de diretrizes e base da educação nacional

Relacionados