damesio

511 palavras 3 páginas
BIOGRAFIA
“António Rosa Damásio nasceu em Lisboa a 25 de Fevereiro de 1944. É um médico neurologista que trabalha nos estudos do cérebro e das emoções humanas. É professor de Neurociência numa universidade na Califórnia.
Publicou o seu primeiro livro: O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano assim como O Sentimento de Si (2001), eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times. Recebeu, entre muitos outros prémios, o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica em Junho de 2005.
Estudou neurobiologia do comportamento humano e investigou as áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta. Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam mudanças constantes do comportamento social e incapacidade de estabelecer e respeitar regras sociais.
Os seus estudos debruçam-se sobre a área designada por ciência cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.”

Teoria de damasio

Damásio rejeita a ideia de uma mente separada do corpo. Os processos mentais têm uma base biológica.
Damásio defende que o organismo é constituído por corpo, cérebro e mente. E não pode ser visto separado da sua interacção com o meio.
No “Erro de Descartes” argumenta que é possível separar os processos cognitivos dos emocionais, que o corpo e a mente não são entidades separadas e independentes. No seu entender, o erro de Descartes foi o de julgar que o ser humano podia ser uma razão pura. Nos seus estudos de pacientes com lesões no córtex pré-frontal, Damásio reparou que há uma participação substancial das emoções nos processos de decisão e raciocínio.

O “Erro de Descartes”, “Emoção”, “Razão e Cérebro humano” é um livro de 1994 pelo neurologista António Damásio. O livro lida com a teoria do dualismo

Relacionados

  • tempos modernos
    1900 palavras | 8 páginas