damasia entrude

759 palavras 4 páginas
Aula: 01
Temática: Jardim da Europa à beira-mar plantado

“Falar de Portugal, querer estudar a sua História, é falar da
Terra e do Mar...
Com efeito, outras nações se constituíram, viveram ou vivem sem a presença do mar. Portugal não. Portugal é Terra e é Mar.
Para entendermos a nossa Pátria, a sua personalidade, mostrada ao longo dos séculos, a sua alma, há de ter diante dos olhos que, desde sempre, neste canto ocidental da Península Ibérica, o Mar e a Terra se uniram, de tal forma que ver a Terra é sentir o Oceano e ver o Mar é compreender a
Terra... Por isso se pode dizer que, se a Terra é a carne de Portugal, o Mar é bem o seu sangue. Eis por que neste breve estudo vamos apontar aquilo que é fundamental na história portuguesa, veremos a história da Terra e do
Mar em que se criou, e vive e sofre o homem português.
A terra
O que caracteriza o território onde havia de formar-se o Portugal europeu é ser uma estreita faixa situada na região ocidental da Península Ibérica e inclinada para o mar, de norte a sul, em declive suave. Terra que volta as costas ao território europeu, e vai olhando o mar, vai descendo para o mar, até mergulhar nele as suas areias doiradas ou as suas arribas imponentes...Terra que se abre, que se dá ao oceano e dele recebe a bênção das brisas e das chuvas, a doçura do céu, a atração dos caminhos do infinito.
O mar
O mar que banha a terra portuguesa é o Atlântico. E, na nossa região, o
Atlântico é ameno, benéfico...As suas águas, ao longo de toda a costa de Portugal, são quentes e quase sempre calmas, os céus são límpidos e os ventos favoráveis. Há riqueza de peixe. Do calor das águas beneficia a terra e beneficiam os homens, que desfrutam por isso de um clima temperado, que ajudou a modelar a alma portuguesa...E da riqueza de peixe, e da calma e limpidez dos horizontes oceânicos, nasceu a vocação marítima dos habitantes desta extrema da Península Ibérica – nasceu a vocação marítima de Portugal.”



José

Relacionados