Damásio e a mente

Páginas: 4 (929 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
Damásio e a Mente

Biografia:
António Damásio nasceu em Lisboa em 1944.
Licenciou-se e fez o doutoramento em neurologia, na universidade de lisboa e começou a desenvolver as suas pesquisas nocentro de estudos Ega Moniz.
Depois foi pra o EUA como investigador do centro de pesquisas da Afasia de Boston.
É o estudo do comportamento de muitos dos seus doentes, com lesões cerebrais, que o levaa colocar um conjunto de hipóteses inovadoras relativamente ao funcionamento do cérebro. Damásio com a sua mulher (Hanna Damásio) e uma equipa de investigadores, desenvolveram trabalhos de pesquisaque o levaram a analisar as consequências no comportamento de uma lesão nos lobos pré-frontais que decorram de um acidente ( caso do Phineas Gage).
Damásio escreveu três obras: O erro de Descartes, OSentimento de Si e Ao Encontro de Espinosa.
No primeiro livro ele indica no subtítulo as questões que vai abordar ao longo do livro: Emoção, Razão e Cérebro humano. É nesta obra que ele desenvolve ofundamental da sua teoria: a importância da emoção no pensamento racional.
No segundo livro, Damásio usou os sentimentos para explicar a base do si: dizendo que as emoções desempenham um papelcentral no sentimento do se e na construção da identidade. A consciência é uma função biológica que permite conhecer as emoções: sentir a dor e o prazer, a alegria e a tristeza.
No terceiro livro ossentimentos são o centro da sua reflexão, desvendando a biologia dos nossos mecanismos de sobrevivência. O subtítulo: As Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir indica a sua orientação: os sentimentos e asemoções são os instrumentos fundamentais da adaptação dos seres humanos ao meio.





A Mente
António Damásio procura compreender a mente a partir do funcionamento do cérebro.
Rejeita a ideiade que a mente é apenas orientada pela razão, independente do corpo, das emoções e dos afetos. Damásio rejeita o dualismo corpo-mente, afirmando que a mente é uma produção do cérebro.
Para Damásio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Damasio
  • Damásio
  • Damásio
  • damasio
  • Damasio
  • mente
  • mente
  • Especialista na Damásio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!