Daltonismo

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro



Carolina Bulaty, Daniele Andrade, Rodolfo Luis de Barros e Tatiane Nishimura
















DaltonismoTurvo-Pr
2014

Introdução
O daltonismo é uma doença hereditária de caráter recessivo ligada ao cromossomo X, sendo assim mais comum entre homens. Essa doençacausa a impossibilidade de diferenciar as cores, sendo possível que pessoas portadoras da doença enxerguem tudo em tons de cinza. O daltonismo não tem cura, mas a maioria das pessoas é capaz de seajustar a ele sem dificuldade.

O daltonismo
O daltonismo é uma é uma doença hereditária, isto é, é transmitido de pai para filho, sendo uma doença ligada ao sexo de caráter recessivo ligada aocromossomo sexual X. Portanto é mais comum entre os homens, visto que o gênero masculino possui somente um cromossomo X (o outro é Y) enquanto o feminino possui dois X.
Por ser de caráter recessivo amulher necessariamente deve possuir genótipo homozigótico (XdXd), no caso de heterozigótico (XDXd) a doença não é manifestada, mas indica que esta é portadora do gene para daltonismo e que assim podetransmitir á seus descendentes. Nos homens basta ter o gene no seu único cromossomo X, que ele será daltônico.
Portanto:

Sexo


Genótipo

Fenótipo

Feminino

XDXD
XDXd
XdXd
Normal
NormalDaltônica

Masculino


XDY
XdY


Normal
Daltônico

A hidroxicloroquina também pode causar daltonismo, ela é usada para tratar artrite reumatóide, entre outras condições.
Odaltonismo apresenta uma falha na visualização das cores, no fundo de nossos olhos existe uma camada de células que se chama retina, camada sensível à luz de tecido que reveste a parte de trás do olho, e naretina temos células especificas denominadas cone, cones que detectam as cores, as cores básicas, padrão RGB (Red, Green e Blue; esse é mesmo padrão utilizados em computadores e televisões)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • DALTONISMO
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo
  • Daltonismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!