DALMO DE ABREU DALLARI ELEMENTOS CARACTERISTICOS DA SOCIEDADE

Páginas: 6 (1480 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
A SOCIEDADE E SEUS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS
- A sociedade, desde os primórdios até hoje em dia, cria meios de controle e exploração da natureza (no sentido de explorar seus recursos) com invenções, descobertas e aprimoramento de trabalho e de defesa, o que era uma sociedade simples, ficou complexa.
- Vários grupos começaram a se constituir para executar tarefas específicas, formando opluralismo social.
- No pluralismo social, para estabelecer as regras de cada sociedade e existir um relacionamento recíproco, é preciso que essas sociedades sejam caracterizadas.
- Para caracterizar e reconhecer uma sociedade, não basta grupos numéricos de pessoas no mesmo lugar. Antes disso, é preciso encontrar elementos que são comuns nessas sociedades, por mais diferentes que elas sejam. Para quese tenha por constituída uma sociedade, é indispensável, entre outras coisas, que estas se tenham agrupado em vista de uma finalidade.
UMA FINALIDADE OU VALOR SOCIAL
- Para atingir uma finalidade, é preciso o ato da escolha, um objetivo.
- Ação livre, orientada no sentido de um objetivo, que é a finalidade.
- Finalismo Social – pontos de vista divergentes.
- Deterministas: Negam apossibilidade de escolha. O homem está submetido à várias leis naturais, sujeitas ao principio da causalidade. Para eles, não há fatores que determinam a sucessão dos fatos fundamentais que podem ser um fator da área econômica ou da área geográfica.
- Em comum, para os deterministas, o homem tem sua vida social condicionada por certo fator e, não há possibilidade de se escolher um objetivo e de orientarpara ele a vida social.
- Na crença do determinismo, existe uma consequência grave que o homem, voluntariamente se submete as leis consideradas inexoráveis, ou seja, acaba automatizando sua vida social. Não acredita em mudanças qualitativas, porque tudo está predeterminada, então é inútil fazer qualquer esforço.
-Finalista: Acreditam que há uma finalidade social. Além de haver um impulsoassociativo natural, na sociedade, desde sua origem, há também a participação da inteligência e da vontade humana.
- O homem tem consciência e procura fixar, vivendo em sociedade, como objetivo da vida social, a finalidade que conduz com suas necessidades e com aquilo que lhe parece mais valioso.
Vendo por essa ótica finalista, se cada homem tem inteligência e vontade e a questão do valioso éextremamente subjetiva, vista que, o sentido de valioso para um, não tem valor algum para outro, a finalidade deverá ser algo, um bem, um valor, considerando à todos como tal. A Finalidade social é um bem comum.
- O bem comum é o conjunto de todas as condições de vida que consistem e favorecem o desenvolvimento integral da personalidade humana.
- No lugar de uma espécie particular de bens, tem umconjunto de condições, inclusive valores matérias e espirituais, que cada homem julga importante para o aprimoramento de sua personalidade.
MANIFESTAÇÃO DE CONJUNTO DE ORDENADAS
- Só o agrupamento de pessoas com uma finalidade comum, não assegura a consecução do objeto almejado.
-Os componentes da sociedade, indispensavelmente, precisam se manifestar em conjunto, visando aquele fim. Para assegurarmanifestações e se obter uma ação harmônica, preservando a liberdade de todos, a ação conjunta precisa ser ordenada.
REITERAÇÃO
- A sociedade se manifestar em conjunto reiteradamente, porque só assim, o todo social tem condições para a consecução de seus objetivos.
- Precisa realizar, na sociedade, manifestações de conjunto, visando à consecução de sua finalidade.
ORDEM
- Existe a ordem danatureza ou mundo físico, que é ligada ao principio de causalidade.
- A ordem humana ou mundo ético, está relacionada ao principio da imputação.
Ambos esses princípios, estabelecem uma relação entre a condição e uma consequência, mas não é a mesma nas duas ordens.
- No principio de causalidade, sempre que for verificada a mesma condição, ocorrerá a mesma consequência, não podendo haver qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem da Sociedade (Dalmo de Abreu Dallari)
  • Dalmo De Abreu Dallari
  • Ficha destaque
  • Dalmo de abreu dallari
  • Território
  • Tge
  • Resumo do livro Elementos de Teoria Geral do Estado
  • Elementos da Teoria Geral do Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!