dafegnistão

1828 palavras 8 páginas
timologicamente, a palavra trabalho vem do latim tripalum e tem sentido de “tortura”, pois se referia a um aparelho utilizando em animais que se recusavam a deixar-se dominar. Quanto aosignificado, se nos valermos do dicionário, encontraremos diversos sentidos. Para o nosso estudo, trabalho seria toda a atividade braçal ou intelectual realizada pelo ser humano com o objetivo detransformar a natureza e a sociedade que o cerca.
O trabalho na Antiguidade
Durante a antiguidade estabeleceu-se uma divisão qualificativa dos diferentes tipos de trabalho, entre trabalhos manuais eintelectuais. Os trabalhos braçais e manuais foram considerados desprezíveis, consideradas equivalentes às atividades animais. Valorizou-se a atividade intelectual, própria dos homens que podiam sededicar à vida cidadã; como explica Aristóteles.
Na antiguidade existe um sistema de castas estabelecido, que dita a organização do trabalho e impede a mobilidade social. Na sociedadegrega, a concepção de trabalho está ligada à atividade manual e é considerada indigna do homem livre, o qual se destinava à meditação e à fruição dos prazeres da vida. Data desta época a distinção entreo esforço mental e manual. Desta forma, o trabalho intelectual dos sábios é altamente valorizado e o trabalho manual, dos escravos, desprezado. Para os gregos, a prática material produtiva ocupava umlugar secundário.
Os escravos eram utilizados para livrar os cidadãos das tarefas servis, permitindo à elite grega consagrar-se melhor à cidade, aos prazeres do corpo ou à investigação e àcontemplação das coisas eternas do espírito.
Neste período surgem também as atividades artesanais, realizadas principalmente por mulheres e escravos, para atender a necessidades locais específicas..
Otrabalho na Idade Médiatimologicamente, a palavra trabalho vem do latim tripalum e tem sentido de “tortura”, pois se referia a um aparelho utilizando em animais que se recusavam a deixar-se dominar. Quanto aosignificado, se nos valermos do

Relacionados