daens

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
1)Ientifique os principais personagens do filme Daens e a postura ideológica de cada um deles.
Daens: padre que defendia melhores condições de trabalho para a classe proletária, em uma pequenacidade belga (Aalst).
Woeste: Presidente do Partido Católico, defende os interesses da burguesia na parlamento e conta com o apoio da Igreja Católica.
Eugenne: O dono da fábrica, representa a burguesiacomo um todo: detentores dos meios de produção e que oprimem e exploram seus funcionários para obterem o máximo lucro.
Nette(mulher): Ela busca promover uma revolução na fábrica onde trabalha e nacidade em que vive (lidera esse movimento) em busca de melhores condições de vida para o proletariado.
Schmitt: contra-mestre, obriga as criancas e as mulheres a trabalharem arduamente e asse diasexualmente as mulheres, principalmente Nette, a qual chega a estuprar.
Franz: Pai de Nette, trabalhava na fábrica mas foi despedido; tem vários filhos para criar e até os mais jovens trabalham nafábrica.
Monsenhor: Bispo da Igreja Católica que deixa-se influenciar pelos interesses da burguesia; persergue Daens transferindo-o de Aalst, enviando-o por alguns dias a Roma, etc.
Irmão de Daens: dono dagráfica e que tem os mesmos ideais de seu irmão.
Radicais: reprimem violentamente os socialistas e aqueles que se oponham aos burgueses.
Líder dos socialistas/jornaleiro: defende os ideaissocialistas.
2-Analise as lutas em torno do sufrágio universal.
As lutas pelo sufrágio universal(direito de voto) tem dois lados opostos, como uma moeda; de um lado estão os burgueses e a igreja, apoiadapor eles, que não querem o sufrágio universal, pois seria uma ameaça à sua hegemonia (dominação). O proletariado, por outro lado, quer o direito de votar, para que pudesse de alguma forma lutar por seusdireitos e reduzir os poderes quase ilimitados dos burgueses sobre eles (os funcionários).OBS: lembrar do padre passando de casa em casa e da comida dada aos funcionários(salsichas gigantes)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daens
  • Daens
  • daens
  • Daens
  • Daens
  • Daens
  • Daens
  • Daens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!