Daens_ Um Grito de Justiça

787 palavras 4 páginas
O filme Daens – Um Grito de Justiça narra a história do padre belga Adolf Daens, que se transfere para a cidade Aalst, no final do século XIX. Chegando lá, depara-se com a degradação em que a população era submetida nesse processo agudo de industrialização.
Sensível e esclarecido homem de seu tempo, Daens indigna-se ao se deparar com as constantes mortes por acidentes nas indústrias, pela fome, congeladas pelo frio, e demais causas devido às condições miseráveis em que viviam as famílias operárias.
Em Aalst, Daens instala-se na casa do irmão Peter, dono do jornal local “O Operário”. Por meio do instrumento ideológico do irmão, Daens publica o artigo “Chega de Crianças Mortas em AAlst”, denunciando a exploração do trabalho infantil nas fábricas.
O artigo remexe com as estruturas da cidade, constituído pelos burgueses (empresários), a Igreja, políticos, a massa trabalhadora oprimida e correntes políticas como os socialistas e os radicais (reacionários oriundos da massa).
A partir do instante em que Daens passa a interferir na ordem estabelecida os burgueses/empresários iniciam uma articulação para calar o discurso do padre que buscava justiça social e, evidente, seguia no sentido contrário à lógica do sistema de maximização dos lucros e competitividade, mesmo ao custo de vidas humanas.
Sendo Daens parte da instituição Igreja Católica, a ação/pressão burguesa envolve, então, o cerceamento da propagação dos seus ideais recorrendo aos superiores na hierarquia eclesiástica.
Na primeira esfera, o bispo convoca-o/intima-o para avaliar o caso, saber se realmente há um número excessivo de mortes de crianças e, sobretudo, para cercear a atuação do padre.
Nesse ponto é necessário compreender as relações entre a doutrina católica de justiça, a relação com a burguesia e o crescimento dos ideais socialistas/comunistas. A igreja, sob o contexto das relações tinha a missão de apascentar a massa operária para o bom funcionamento do sistema, porém, contraditoriamente, via-se

Relacionados