Daens um grito de justiça

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 12 de junho de 2012
Daens, Um Grito de Justiça, uma produção franco-belgo-holandesa de 1992, conta a história verídica de um padre que se engaja nas lutas operárias do final do século passado, entrando em conflito com ogoverno e com a Santa Madre. Ressalta a Revolução Industrial, incluindo a situação das mulheres e das crianças.

O filme é passado na virada do século, no norte da Bélgica, em plena RevoluçãoIndustrial. A história é desenvolvida em torno da vida dos trabalhadores de uma fábrica de tecidos, na cidade de Aalst. Naquele momento as pessoas estavam condenadas a um estado de miséria absoluta. Aimagem da exploração de crianças e mulheres nas fábricas é o ponto alto da trama. A vida da sociedade local passa a ter uma nova direção com a chegada de Daens, um padre revolucionário que se muda para acidade que se muda para a cidade e vai morar na casa de seu irmão jornalista.

A historia do filme se passa na pequena cidade de Aalst, na Bélgica, onde se iniciam as primeiras reivindicações portrabalhadores da indústria, de melhores condições de trabalho. A situação se agrava com a recessão, o que só faz aumentar o numero de trabalhadores desempregados. Porém a historia começar a mudar quandoo Padre Daens assume a igreja na cidade de Aalst, onde os trabalhadores de uma indústria têxtil vivem em estado de miséria absoluta. Seu coração balança perigosamente entre o oficio da fé e aconscientização política dos oprimidos, num ambiente típico do final do século XIX, quando ainda não havia leis/garantias – mesmo porque não havia verdadeiros representantes do povo no parlamento, quegarantissem direitos dos trabalhadores, visto que a situação de julgo e exploração imposta pela classe dominante, não deixa a salvo nem mesmo as crianças: o filme relata uma criança adolescente que nãotinha com sobreviver e usou o seu próprio corpo para ganhar o pão de cada dia. Mas não teve sorte e morreu desprezada por todos.

Assim era a vida de toda a população miserável, explorados pelos donos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Daens
  • Daens
  • daens um grito de justiça
  • Daens Um Grito de Justiça
  • Daens
  • Daens um grito de justiça
  • Daens um grito de justiça
  • Filme daens um grito de justiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!