DadosInformacaoConhecimento

533 palavras 3 páginas
Resumo: Dado, Informação e Conhecimento

Anápolis/GO
2015

Resumo: Dado, Informação e Conhecimento

Anápolis
2015
1. Resumo

Para FERREIRA et al. (1999), dado é o “elemento de informação, ou representação de fatos ou instruções, em forma apropriada para armazenamento, processamento ou transmissão por meios automáticos”, o que vai de encontro com HOUAISS et al. (2001, p. 903) para quem dado é a “informação capaz de ser processada por um computador”.
FRAGOMENI (1987) amplia estas significações de informação tratada por intermédio de máquinas para “representação de fatos, conceitos ou instruções, expressos de maneira formalizada, passível de comunicação, interpretação ou processamento por meios humanos ou automáticos”. A autora ainda acrescenta que dados são “elementos básicos passíveis de serem expressos como uma determinada combinação de sinais que têm significado através de um código, e que, estruturados, podem conter informação”.
Um conjunto de dados organizado formam uma informação. Informação é o ato ou efeito de informar, conjunto de conhecimento sobre alguém ou alguma coisa, conhecimento obtido por alguém. O dado gera a informação então a representação da informação pode eventualmente ser feita por meio de dados. A informação pode ser armazenada em um computador mas sua representação será como dado.
FERREIRA et al (1999) define o conhecimento como o “ato ou efeito de conhecer” ou “idéia, noção”, “prática de vida; experiência”. O conhecimento, quando guardado na memória, pode ser definido como saber adquirido. Segundo FERREIRA et al. (1999), dentro da filosofia o conhecimento em seu sentido mais amplo é entendido como o “atributo geral que têm os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida de sua organização biológica e no sentido de sua sobrevivência”.
HOUAISS et al. (2001), define conhecimento como:
“Procedimento compreensivo por meio do qual o pensamento

Relacionados