DADOSEARQUIVOSNOMUNDODEHOJE

577 palavras 3 páginas
DADOS E ARQUIVOS NO MUNDO DE HOJE
Atividade I

As formas de armazenamento de dados conhecidas hoje usam as mais variadas tecnologias, desde a fita magnética a HDs e pendrives. Mesmo com diversos tipos de dispositivos de armazenamento, a criatividade dos pesquisadores sempre surpreende. Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, desenvolveram uma memória óptica em 5 dimensões capaz de armazenar dezenas de Terabytes em uma superfície do tamanho de um CD. [1] Outra técnica desenvolvida na Universidade de Harvard; a gravação de dados em DNA sintético. A técnica somente de leitura memória do tipo WORM (Write Once, Read Many), poderia armazenar dados para sempre.[2] As pesquisas e evolução de transmissões de dados, também se mostram inusitadas. Transmissão de dados por luz torcida controlada alcança a velocidade de cerca de 2 terabits por segundo.[7] Duas empresas em Londres fizeram um teste similar com cabos de fibra óptica, e alcançaram a velocidade de 1,4 terabits por segundo.[8] Se Vint Cerf, vice presidente do Google [5], estiver certo sobre a perda dos dados digitais, por conta de hardwares ultrapassados, se faz necessário o desenvolvimento de tecnologias que possam armazenar maior quantidade de dados, por tempo indeterminado, em dispositivos que possam resistir ao tempo. Considerando essa hipótese, salvar dados em DNA sintético deixa de ser um meio inusitado, para ser uma opção para manter dados e documentos históricos, e acervo literário.

Referências Bibliográficas:

[1] Inovação Tecnológica - Memória óptica 5D promete guardar dados para sempre - Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2013 - Disponível em:
<http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=memoria-optica-5d&id=010110130710#.VP6x_PmUccA> Acessado em: 10/03/2015

[2] Inovação Tecnológica - Dados gravados em DNA batem recorde de densidade - Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/08/2012 - Disponível em:

Relacionados