Dados preliminares sobre o crescimento de cecropia peltata l. introduzida no jardim botânico da unespar/fafipa.

978 palavras 4 páginas
DADOS PRELIMINARES SOBRE O CRESCIMENTO DE Cecropia peltata L. INTRODUZIDA NO JARDIM BOTÂNICO DA UNESPAR/FAFIPA.

Érica Letícia Nunes Martins (PIBIC/CNPq/UNESPAR/FAFIPA), Marilene Mieko Yamamoto Pires (Orientadora), e-mail: mmypires@hotmail.com.

Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranavaí/Colegiado de Ciências e Ciências Biológicas/Paranavaí, PR.

Área e subárea do conhecimento conforme tabela do CNPq: Ciências Biológicas, Botânica.

Palavras-chave: Crescimento, desenvolvimento, espécies nativas.

Resumo:

Esse estudo teve como objetivo acompanhar o crescimento e desenvolvimento das espécies nativas para indicar em reflorestamentos de áreas desmatadas cujo solo é análogo ao do Jardim Botânico da FAFIPA. A metodologia aplicada foi a medição quinzenal no período de março de 2010 a julho de 2012, utilizando uma trena manual. Dentre as 136 espécies, Cecropia peltata L. (embaúba) apresentou maior crescimento e desenvolvimento. Essa espécie é de grande importância ecológica e muito apreciada pela fauna brasileira, são pouco exigentes quanto ao solo e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Seu caule e ramos são ocos, vivem em simbiose com formigas, que em troca de alimento providenciam proteção, suas folhas servem de alimento para bichos-preguiça e seus frutos alimentam várias espécies de aves. No período observado, Cecropia peltata L. apresentou crescimento caulinar de aproximadamente 7 m e DAP de 30 cm. Em março de 2012, foi observada a sua primeira frutificação. Devido às suas características ecológicas, esta espécie pode ser indicada para áreas de reflorestamento que possui o solo análogo ao do Jardim Botânico da FAFIPA.

Introdução

O Paraná já foi coberto por florestas composta por espécies nativas, originalmente com 83,41% de sua área, com a ocupação populacional e o desmatamento para fins econômicos essa paisagem nativa foi se desfazendo com a exploração da madeira e a cultura do café, em 1950 a cobertura florestal foi reduzida

Relacionados