Dados de Capadão do Céu-Go

875 palavras 4 páginas
Chapadão do Céu
Goiás - GO

Histórico
Foi por volta de 1910 que chegou à região do sudoeste goiano a família Garcia, da qual descendem Alberto Rodrigues da Cunha e Nadir Garcia Cunha. Em 1947, ele começou a explorar as terras da família e, em 21 de agosto de 1982, juntamente com seus filhos, abriu um loteamento urbano, lançando a pedra fundamental da cidade.
Nascia Chapadão do Céu, nome escolhido pelo fundador devido à ilusão de ótica ao se olhar para a cidade à distância, parecendo vê-la flutuar num imenso lago no horizonte. A força da terra atraía mais e mais famílias para a região, vindas de todas as partes do país para trabalhar na agricultura.
Emancipado em 1991, o primeiro governo municipal instalou-se em 1º de janeiro de 1993
População
O número de habitantes do censo 2010 em Chapadão do Céu é de 7.004 habitantes.
Localização
Extremo Sudoeste do Estado de Goiás na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul. Esta a 483 km de Goiânia, capital do estado.
Aspectos Econômicos
O município de Chapadão do Céu, a 465 km de Goiânia, foi considerado o mais avançado em Goiás, segundo um levantamento do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a cidade passou a ocupar a sexta posição na produção agrícola do país, graças ao crescimento econômico do agronegócio.

Além de serem considerado um dos maiores produtores de algodão do estado, os agricultores de Chapadão do Céu investem em tecnologia de ponta na produção de milho, soja e cana de açúcar. De acordo com os produtores, na última safra foram colhidas mais de 700 mil toneladas de grãos. Segundo o IFMD, o município, que ficou com a média acima de 0,8 em todos os itens avaliados pela instituição, avançou 5,9% em relação à última pesquisa, dando um salto de 21,2% na geração de emprego e renda.
Outro destaque de Chapadão do Céu, foi no quesito educação, onde conquistou a pontuação de 0,92, que é considerada boa pelo Índice Firjan

Relacionados