dadasdd

2155 palavras 9 páginas
CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA ( HEMOPI)
MÔSEANNY DA SILVA RODRIGUES

RELATORIO DE ESTAGIO (PRODUÇÃO E IMUNODOADOR)

TERESINA 2013

TESTES IMUNODOADOR
Os testes imunohematologicos pré- transfusionais, tem por finalidade assegurar os melhores resultados possíveis de uma transfusão sanguínea, propiciando a máxima segurança ao paciente e prevenção de reações transfusionais hemolíticas. O serviço de hemoterapia deve realizar os testes imunohematológicos pré-transfusionais, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo obrigatórios:
- Tipagem ABO / Rh;
- Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI);
- Prova de compatibilidade;
- Reclassificação ABO/Rh do doador e receptor. É fundamental o acompanhamento das publicações do Ministério da Saúde com as normas técnicas que definem os critérios para a atividade hemoterápica no Brasil. È preciso ter alguns procedimentos básicos necessários antes de executar os testes imunohematológicos: 1- Limpe a bancada e providencie todos os materiais e equipamentos necessários para a realização do teste. 2- Antes de iniciar o procedimento, verifique se os equipamentos estão em condições adequadas para uso.
3- Organizar a bancada;
4- Retirar os reagentes utilizados em cada teste da geladeira e verificar se eles estão em condições de uso e o prazo da validade, pois reagentes vencidos possibilitam resultados falso- positivo e falso-negativo.
5- Fazer uma inspeção visual dos reagentes de hemácias observando se existe hemólise, grumos, alteração de cor, pois qualquer alteração torna o reagente impróprio para o uso;
6- Conferir as amostra e o pedido transfusional e iniciar a rotina seguindo os procedimentos detalhados de cada teste. E o principal não esquecer de identificar os tubos... Sempre usa os equipamentos de proteção individual (jaleco, luvas, óculos e máscara ou protetor facial) e manipule as amostras como material potencialmente

Relacionados