Dadaismo

Páginas: 2 (288 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Revolucionário Dadaísmo
Na Europa em 1916, surge o “Dadaísmo”, de uma maneira não muito conveniente. Seu nome foi inspirado em um brinquedo que em inglês se chamava “dadá”,uma espécie de cavalo de pau. Foi o primeiro ponto contraditório aos movimentos artísticos anteriores a Primeira Guerra Mundial, onde rompia com toda tradição artística da época edefendia o Anarquismo no próprio, ou seja, a liberdade do individuo.
A característica mais importante era a quebra do tradicional e a falta de logica, o que de início, aosolhos da população, retirava o senso do artista, pois não se expressava mais por palavras, formas ou cores, eram simples obras impulsivas e sem sentido, sem um “Por que?”. Essaextinção de sentido chocou a sociedade, uma vez que fugia totalmente de sua arte rotineira e, segundo os artistas dadaístas, ultrapassada.
Tristan Tzara foi um dos artistas quemais se destacaram no mesmo, e foi o autor da “receita dadaísta”. Criou com o proposito de zombar de toda arte e cultura pela ironia, colocando sua própria posição de artista: “Eei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público”. Também foi autor da Revista Dadaísta, definiu a própria com afrase: “a cada página, uma ressurreição [...] em cada frase uma buzina de automóvel”(BRADLEY, 1999, pg. 16).
Revolucionária e autocritica, a arte dadaísta julgou a todo omomento o capitalismo, a arte regrada, o olhar clichê da população e “anunciou” a liberdade artística para o mundo de uma forma exagerada, mas com um intuito contraditoriamenteracional, a fim de renovar o olhar sobre tudo de nosso cotidiano e primordialmente alertar a culpa que a racionalidade tinha sobre a guerra que acontecia durante aquele período.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dadaísmo
  • dadaismo
  • Dadaísmo
  • Dadaísmo
  • DADAISMO
  • dadaismo
  • dadaísmo
  • Dadaismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!