dadaismo

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
DADAISMO



Sumário

Introdução 4

Contexto Histórico 5

O Dadaísmo 6

Influências 7

Características 8

Curiosidades 9

Conclusão 10

Referências 11










Introdução

Surgindo no ano de 1916, por iniciativa de um grupo de artistas, o Dadaísmo rompeu deliberadamente com todosos valores e princípios estabelecidos anteriormente a Primeira Guerra Mundial, inclusive os artísticos.
É uma das cinco principais correntes vanguardistas existentes e, no Brasil, repercutiu a produção dos artistas nos primeiros anos da arte moderna. Sendo os artistas contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista, essa vanguarda tinha como objetivo destruir valoresburgueses e a arte tradicional.
Como referência brasileira, o escritor Mário de Andrade escreveu um poema chamado “Ode ao burguês”, em seu livro Paulicéia Desvairada. Já no prefácio do livro, o autor recomenda que só deveriam ler o referido poema os leitores que soubessem urrar. Veja um trecho deste poema:

“Eu insulto o burgês! O burguês-níquel, 
o burguês-burguês! 
A digestão bem feita deSão Paulo! 
O homem-curva! o homem-nádegas! 
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, 
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”


Contexto Histórico
O dadaísmo surgiu no ano de 1916, com iniciativa de um grupo de artistas que, descrentes de uma sociedade que consideravam responsável pelos estragos da Primeira Guerra Mundial, decidiram romper deliberadamente com todos os valores eprincípios estabelecidos por ela anteriormente, inclusive os artísticos.
Apesar de sua curta durabilidade e das críticas realizadas ao movimento, fundamentalmente baseadas em sua ausência de vocação construtiva, teve grande importância para a arte do século XX. Fez parte de um processo, observado nesse século, de libertação da arte de valores preestabelecidos e busca de experiências e formasexpressivas mais apropriadas à expressão do homem moderno e de sua vida. 
Tristan Tzara (1896-1963), um dos iniciadores do Dadá, deixa evidenciado em seu próprio manifesto que este movimento é, também, contra os manifestos: “Eu escrevo um manifesto e não quero nada, eu digo, portanto, certas coisas e sou por princípio contra os manifestos, como sou também contra os princípios (...). Eu redijo estemanifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e não explico por que odeio o bom senso”.
Acredita-se que o pessimismo, tão presente no Dadaísmo, venha de uma reação de desilusão causada pela Primeira Guerra Mundial. Nesta sua antiarte,onde anunciou a morte da Arte, não fez mais do que tornar a Arte mais viva e criou um novo e mais amplo pensamento artístico, que serviram de influência para outros artistas.


O Dadaísmo
Os movimentos de vanguarda foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo mundo, sendo o Dadaísmo uma delas. Também chamado de movimento Dadá, foi criado em meio a um clima deinstabilidade, medo e revolta por conta da guerra. Assim, é considerado um movimento antipoético, artístico e antiliterário, que questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura.
A palavra dadá não tem outro significado senão a própria falta de significado, encontrada em um dicionário francês como “cavalo de brinquedo”, sinalizando uma escolha aleatória. Sendo o próprio nome um exemploda essência desse movimento, que é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais. Esse movimento faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
As manifestações dos grupos Dadá são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dadaísmo
  • dadaismo
  • Dadaismo
  • Dadaísmo
  • Dadaísmo
  • DADAISMO
  • dadaismo
  • dadaísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!