dadadda

3092 palavras 13 páginas
Psicologia do Desenvolvimento
Jean Piaget

Docente: Professor Nuno José Corte-Real Correia Alves

Índice

Estádio
Esquema
Estrutura
Assimilação
Acomodação
Equilíbrio
Factores Influentes no Desenvolvimento Cognitivo
Bibliografia
Reflexão do Filme Intitulado: “Quanto Vale ou é Por Quilo?”
Questões que a Reflexão Inerente Suscita
Anexos

Estádio

A Psicologia do desenvolvimento é um ramo da psicologia que se relaciona com o estudo de todos os aspectos do desenvolvimento humano: físico-motor, intelectual, afectivo-emocional e social. Este estudo não é apenas centrado numa etapa da vida, mas voltado para o período decorrente desde o nascimento até à idade adulta, ou seja, quando o ser humano atinge o seu maior grau de maturidade e estabilidade. O desenvolvimento humano pressupõe uma estrutura humana, uma estrutura da personalidade, esta é desenvolvida ao longo do tempo progressiva, diferencial e globalmente. Não é possível, por isso, separar o desenvolvimento humano da estrutura do sujeito, ou seja, o desenvolvimento humano não é mais do que a progressiva evolução da estrutura do sujeito, da sua personalidade, através de diferentes estágios, sendo estes regidos por determinados princípios, sendo estes:
Do simples para o complexo;
Do geral para o específico;
Do sensório-motor para o operatório;

Relativamente ao desenvolvimento físico, este obedece aos seguintes princípios:
Céfalo-caudal;
Próximo-distal.

Esquema

“O esquema de uma acção consiste na organização geral dessa acção, que se mantém quando é repetida, consolidando-se através do exercício e aplicando-se às diversas situações que vão variando, em consequência das modificações que ocorrem no meio ambiente”
(Piaget, 1972,p.69).
O esquema é um conceito complexo, que abrange tanto padrões de comportamento motor explicito quanto processos interiorizados de pensamento. Inclui respostas simples e

Relacionados