Dadaísmo

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Cultura Postado em julho 26, 2010 por Thiago Senne
O movimento artístico que abalou a estrutura da arte na Europa e no mundo
O dadaísmo foi um movimento artístico e estético que se originou noano de 1916 na cidade de Zurique, situada na Suíça, país europeu.
A principal característica do dadaísmo é a ruptura com o tradicional, é a subversão da maneira tradicional de fazer arte. Como nãopodia deixar de ser, o dadaísmo possuía uma forte tendência à anarquia, uma mensagem claramente libertária.



Sem Sentido
A origem do nomedadá vem de um termo infantil utilizado na língua inglesa para designar brinquedos: “dadá” significa algo como brinquedo, cavalo de pau (brinquedo infantil). Esse nome representa muito bem adesconstrução proposta pelo movimento, à aparente falta de sentido nas obras de arte dos artistas dadaístas.
Características principais do dadaísmo
Um dos objetivos do dadaísmo era conseguir fazer com que aspessoas refletissem sobre o cotidiano, olhassem as coisas de sempre com novos olhos. Por isso, objetos comumente utilizados no dia a dia são apresentados novamente ao expectador, mas sob uma novaperspectiva, mas sempre fazendo parte de um contexto artístico.
A irreverência na arte era a forma de combater as velhas escolas artísticas européias, engessadas e pouco inovadoras.
Devido à sua mensagemanarquista, o dadaísmo combatia o capitalismo e todo o consumismo da sociedade na época. Aliado a uma visão pessimista e irônica da política mundial, o dadaísmo criticava o sistema vigente.Outra característica do dadaísmo é a extrapolação dos materiais convencionais: tela e pincel não são mais suficientes, e novos objetos começaram a fazer parte da arte: fotografias, recortes de jornais,músicas, sons e objetos diversos ajudam a compor as obras absurdas e ilógicas propostas como representação da sociedade segundo o dadaísmo.
História do dadaísmo
O dadaísmo surgiu em 1916 em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dadaísmo
  • dadaismo
  • Dadaismo
  • Dadaísmo
  • DADAISMO
  • dadaismo
  • dadaísmo
  • Dadaismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!