Da produção ao consumo

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
Introdução

Nos últimos anos temos visto uma economia voltada para a divulgação da informação de forma globalizada. Este conteúdo é a principal característica na economia produtiva uma vez que ele é responsável pela criação, processamento e aproveitamento das informações auxiliando assim a produção e competição das unidades produtivas.
Alem da informação temos ainda a condição dealcançar qualquer ponto do planeta uma vez que a informação hoje viaja através das imagens, internet telefones e diversos outros modos, deixando todos cientes do que esta acontecendo no mundo.
Temos que considerar também a localização da empresa, pois esta indica a real condição de vantagem ou desvantagem competitiva. Dessa forma, fica mais fácil avaliar se uma empresa esta realmentecrescendo com suas vendas ou se esta somente suprindo as necessidades do mercado local.
O cenário apresentado pela dinâmica econômica global atrelada às políticas públicas dominantes nos dias atuais demonstra uma tendência irremediável de inserção das cidades numa rede global sob uma dinâmica de relações voltada a uma busca sistemática pelos investimentos de capital e tecnologia. Procurandoenfocar a necessidade de tratar, na totalidade, todas as relações sociais de produção, haja vista que a fragmentação no entendimento dessas esferas pode levar a uma compreensão parcial da realidade. A cidade demonstra em seu dinamismo faces que são resultados tanto da produção quanto da distribuição e do consumo. Desse modo, para decompor os cenários urbanos é muito importante entender as complexidadesespaciais da atualidade.
Uma explosão do consumo surge como modo ativo de relação das pessoas com os objetos, com a coletividade e com o mundo, servindo de base ao nosso sistema cultural. Os objetos não estão mais relacionados exclusivamente á sua utilidades, mas ao prestígio simbolizado por sua posse.
Com isso, estudos das cidades na atualidade revelam grandes desafios, poisexistem grandes referenciais em nível mundial que incentivam mais investimentos em infraestrutura, na construção de avançados sistemas de informação e comunicação e na modernização urbanística.
Desenvolvimento

Modernização, ou (produção de mercadorias) ao contrário de fracassos, são atributos na história da evolução global da sociedade que trouxeram também consigo sequelas de um modo geral,tais como problemas nas cidades, e meio ambientes. E isto faz com que nos procuremos relacionar e entender produção, circulação e consumo. Apesar de cada um desses elementos mesmo sendo representados por um único sistema (modelo da produtividade) serem respaldados por arcabouços teóricos específicos, merecem explicações diferenciadas. As condições reais de vantagem competitiva ou a falta delas sãoresultados quanto á posição e a localização de uma empresa em sua rede geográfica e é por isso que seu espaço geográfico se torna conteúdo principal de uma belíssima estratégia administrativa bem sucedida. A produção e concorrência caracterizadas por suas dimensões organizacionais, temporais e espaciais geraram o que chamamos de "constituição das redes geográficas na economia global", criando-secom isso desenho global, regional, local, ou seja, a interdependência, a diversificação dentro de cada escala espacial, a inclusão seletiva ao que nos levar a crer na teoria da racionalidade das redes geográficas definida por um conjunto de localizações geográficas intercaladas entre si por um certo número de ligações.
A sociedade é que modela tudo o que a cerca e construiu uma técnicaespecial para agir sobre o que dá sustentação a essas tarefas: o próprio território. O urbanismo é tomado de posse do ambiente natural e humano pelo capitalismo que, ao desenvolver sua lógica de denominação absoluta, pode e deve agora refazer a totalidade do espaço como seu próprio cenário.
Ou seja, o tempo deve ser minimizado e o espaço passa a ser valorizado, haja vista que para que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção e consumo
  • Consumo e Produção
  • produçao e consumo
  • Produção e consumo
  • producao e consumo
  • Da producao ao consumo
  • Produção e consumo de energia
  • Padrão de produção e consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!