Da pré-história ao barroco

Páginas: 7 (1686 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
ANA MARIA DE OLIVEIRA _ RA 1071599

Projeto
¨História da Arte. Da Pré-história ao Barroco¨.

Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Artes
História da Arte: Da Pré-história ao Barroco.
Marialba Rita Maretti.

Centro Universitário Claretiano de Batais.
R. Dom Bosco, 466_ Batatais. SP_ CEP: 14300.000.
Cead@claretiano.edu.br/ WWW.claretiano.edu.br
Fone: (16) 3660-1777 _0800.941.0006
Data da entrega: 28 de abril de 2012.

Introdução

A arte sempre esteve presente na vida do ser humano. Introduzida no Brasil desde á pré-história até os dias de hoje. A arte é um meio de representação da realidade, uma construção social, percepção de nós mesmos. O ser humano é humano porque produz cultura.

Justificativa

Durante a pesquisa deduz que a História da arte, trazgrandes contribuições em relação a Faculdade de Educação Artísticas, e nós futuros mestres, tomamos o conhecimento dessa cultura que surgiu bem antes da escrita, a arte é indispensável para muitas pessoas nos dias atuais, e um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Metodologia

Analisei diversos artigos contidos na internet, sites referentes à História da arte eoutros; através deles elaborei a minha pesquisa referente à História da Arte_ Da Pré-história ao Barroco, anexei ao texto, fotos que envolvia os fatos pesquisados, foi gratificante trabalhar em uma área que abrange a arte e com isso nos aproxima da cultura de diversas épocas.

Desenvolvimento

Arte da Pré-história.

O território brasileiro possui valiosos sítios arqueológicos. No estado de MinasGerais, nos municípios de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Matosinho e outros, existiram grutas que traziam em suas pedras sinais da cultura Pré-histórica no Brasil, infelizmente algumas dessas grutas foram destruídas.
A gruta chamada Cerca Grande protegida pelo IPHAN, foi descoberta pinturas rupestre e fosseis em seu interior.
O naturalismo e o geometrismo são duas faces da arte rupestre noBrasil.
No estado do Piauí em São Raimundo Nonato foram descobertos vestígios arqueológicos, cientistas concluem em datas por volta de 6.000 a C. As pinturas eram com motivos de figuras humanas isoladas ou em grupos, em movimentos de caça, guerra e trabalhos coletivos, entre outras figuras de animais como a onça, pássaros, peixes e insetos...
As figuras geométricas representam círculos, cruzes,triângulos, espirais...
Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente numa época anterior à escrita.
Tudo o que sabemos vêm através da pesquisa de antropólogos, arqueólogos e historiadores.

Pinturas rupestres brasileiras.





Pinturas Indígenas.

Cada povo indígena tem a sua maneira de expressar as suas obras artes. Elas se manifestam atravésde cânticos, utensílios, vestuários, pintura corpora, perfuração na pele, e as danças entre outros. São produzidos com madeiras, fibras, cipó, vegetais, pigmentos, folhas, plumária...
A arte plumária refere colocar penas sobre o corpo e confeccionar mascaras, colares, cocares... A pintura corporal representa vaidade, guerra..., para adquirir uma das cores eles usam urucum. Com a madeira eles fazemmáscaras, reproduzem animais e homens, canoas, bancos e comercializa para os turistas. As cerâmicas utilizando o barro também são produzidas manualmente como panelas, bonecas e outros utensílios para uso próprio e para vendas.
A música e a dança representam ritos e mitos em algumas aldeias, eles confeccionam os seus próprios instrumentos como o macará ou chocalho.
Temos também as tecelagensfeitas com fibras de algodão tingidas com corantes naturais, geralmente feitas pelas mulheres da tribo. Elas tecem tangas e faixas. Os desenhos nas estampas têm um significado e valor espiritual e social, identificando a etnia e seus autores.

Pinturas e utensílios indígenas.





Arte do período colonial.

No Brasil colonial a arte girava em torno da igreja católica, alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da arte-pre história ao barroco
  • historia do barroco
  • História barroco
  • Historia do Barroco
  • HISTORIA BARROCO
  • Pré História: a pré história brasileira
  • Pre historia
  • Pré- história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!