Da organização dos poderes poder judiciário

Páginas: 22 (5424 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
DO PODER JUDICIÁRIO

O art. 2º da Constituição Federal de 1988 traz que “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Neste trabalho falaremos sobre a Organização do Poder Judiciário, este tema se faz presente no Titulo IV, capítulo III e suas seções de nossa Carta Magna e abrange os artigo 92 e seguintes.Cabe ao Poder Judiciário com autonomia e independência e harmonia com os demais Poderes da União, velar pela guarda da Constituição, observando especialmente os princípios da igualdade e da legalidade. O doutrinador Alexandre de Moraes coloca que “é preciso um órgão independente e imparcial para velar pela observância da Constituição e garantidor da ordem na estrutura governamental, mantendo seuspróprios papéis tanto o Poder Federal como as autoridades dos Estados Federados, além de consagrar a regra de que a Constituição limita os poderes dos órgãos da soberania” (MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional 24ª Ed. 2009. p.501).
O art. 92 da CF/88 e seus parágrafos, nos trás quais são os órgãos que fazem parte do Poder Judiciário, sendo eles o Supremo Tribunal Federal; o ConselhoNacional de Justiça; o Superior Tribunal de Justiça; os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; os Tribunais e Juízes do Trabalho; os Tribunais e Juízes Eleitorais; os Tribunais e Juízes Militares; os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. Assim estruturalmente organizados:

Colocamos o Conselho Nacional de Justiça, apenas para ilustrar a organização estrutural doPoder Judiciário, visto que tal órgão foi criado pela EC nº 45/04, como órgão administrativo do Poder Judiciário, ou seja, é um órgão não-jurisdicional, Ada Pellegrine coloca que “O Conselho Nacional de Justiça será o mais elevado órgão, no cenário judicial brasileiro, encarregado do controle do Poder Judiciário e de seus integrantes”. O CNJ tem sede no Distrito Federal e atua sobre todo oterritório nacional, é composto de 15 membros, entres os quais nove magistrados, dois representantes do Ministério Público, dois advogados e “dois cidadãos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal”, conforme art. 103-B da CF/88.

 FUNÇÕES

O Poder Judiciário possui funções típicas e atípicas, por funções típicas entende-secomo a função jurisdicional, ou seja, a função de aplicar o Direito, de forma coercitiva, havendo necessidade. Em caráter secundário ele exerce outras funções, sendo estas denominadas de atípicas, tais funções são de natureza administrativa e legislativa. Por exemplo, ele exerce uma função administrativa quando administra seus bens, serviços e pessoal, ou seja, nomeando seus servidores, realizandolicitações públicas, etc. E desempenha função legislativa quando produz normas gerais, aplicáveis no seu âmbito, de observância obrigatória por parte dos administrados, é o caso do art. 96, I, a, que trata da elaboração dos regimentos dos Tribunais, e dispõe sobre a competência e o funcionamento desses órgãos.

 GARANTIAS

A posição do Poder Judiciário, como guardião das liberdades e direitoindividuais, só pode ser preservada através de sua independência e imparcialidade. Para preservar a independência e a imparcialidade do Poder Judiciário encontramos na Constituição garantias que dizem respeito à Instituição como um todo e garantias aos membros. As que garantem a independência do Poder Judiciário no relacionamento com os demais poderes são denominadas garantias institucionais, sãoexemplos dessas garantias o art. 99 que assegura ao Poder Judiciário autonomia administrativa e financeira, dando aos Tribunais poder para elaborar suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes e também o art. 96, I, que trata do modo de escolha dos dirigentes dos tribunais, dizendo que:
Art. 96. Compete privativamente:
I – aos Tribunais:
a)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização do Poder Judiciário
  • A estrutura e organização do Poder Judiciário
  • Organização do poder judiciário brasileiro
  • Organização do Poder Judiciário.
  • Organização do Poder Judiciário
  • Organização dos Poderes e Ministério Público. Poder Judiciário.
  • poder legislativo o poder judiciário
  • Poder judiciario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!