Da nova a novíssima república

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Da nova a novíssima republica

Com o fim da segunda guerra mundial ouve uma grande evolução brasileira, que pode ser dividida em duas fases, a Primeira fase – de 1945 a 1964 (a republica) que teve como foi caracterizada como o período democrático, regido pela constituição de 1946 e marcado pelo presidente Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. A segunda fase – 1964 a 1985 foi o períodocaracterizado pela ditadura militar.
Com o fim da ditadura militar a redemocratização se fez com muita rapidez, a empresa jornalística, por exemplo, teve uma grande importância para o processo de redemocratização e passou por um processo conglomerado que incluía jornais, revistas, rádio e em seguida a televisão. Com esses avanços surgiram novidades como, por exemplo, a imprensa comunista que foirepresentada pelo jornal hoje em São Paulo, o Diário carioca no Rio de Janeiro e o lançamento da revista manchete em 1952.
Em 1950 surgiram às primeiras transmissões de TV no Brasil, essas transmissões inicialmente eram em preto e branco, a propagação desse novo meio de comunicação foi lenta, até mesmo por conta do alto custo do produto, mas com o desenvolvimento urbano do país e o crescimento do poderaquisitivo das classes média e operária, essa propagação teve um aumento de velocidade no fim da década de 50 e inicio de 60. Inicialmente os programas de maior sucesso das rádios foram transplantados para a TV.
Antes da TV um equipamento que muito ajudou na transmissão de informações foram os rádios transistores, pois em várias regiões do Brasil a energia elétrica ainda não era muito utilizada,e através da difusão do radiotransistor essas informações chegam nesses locais mais isolados.
A Televisão se transformou em um grande veiculo de publicidade, e em 1951 foi criando a escola de Propaganda em São Paulo, mostrando assim, uma grande utilização desse meio de mídia para a propagação de produtos, e mostrando também uma forte concorrência entre os anunciantes e também entre as agencias,absorvendo assim, espaço em todos os meios de comunicação.
Não somente devido ao crescimento publicitário, mas também por conta de a maioria dos programas (filmes, sérias, desenhos) de TV ser importados, a população brasileira acabou se tornando uma sociedade de massa.
Após a morte de Vargas, sobre a gestão de João Café Filho foi concedido para as empresas estrangeiras amplas facilidadescambiais, aduaneiras e fiscais, com isso ocorreu a incorporação do sistema capitalista no Brasil. Esse novo sistema econômico teve resistência de parte da burguesia, do proletariado e da classe médias, que até 1964 eram fieis aos à democracia populista.
Para reduzir essa dependência americana, Juscelino Kubitschek desenvolveu uma nova política para atrair capitais de outras origens, como por exemplo aconstrução da fábrica da Volkswagen e a construção de Brasília.
Junto com essas novas políticas, ocorreram também várias manifestações culturais, como a Companhia Vera Cruz, que já vinha desenvolvendo alguns trabalhos desde o fim da década de quarta, ganhou agora mais força, e querendo alcançar o nível dos cinemas americanos, o que conseguiram com certo êxito no filme O cangaceiro, filmedirigido por lima Barreto e ganhador de vários prêmios em Canes. Porem, a maioria das pessoas que trabalharam na execução deste filme não era brasileiros, o que causou uma revolta nos cineastas, estudantes de cinema e críticos brasileiros.
Outro movimento cultural que ganhou grande força foi também o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), que também contou com muitos estrangeiros que já faziam parte dacompanhia de cinema, o TBC criou atores e dramaturgos que até hoje são consagrados como ídolos da televisão e do teatro.
Por ser considerem considerados movimentos burguês e fora da realidade, um grupo de artistas começaram a procurar novas técnicas e novas linguagens, o que resultou na criação do cinema novo, que no fim da década de 60 chegou ao fim por conta da censura e por ser considerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da Nova à Novíssima República
  • a nova republica
  • nova republica
  • Nova Republica
  • Nova Republica
  • A nova republica
  • a nova republica
  • Nova republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!