Da multiplicidade dos saberes á Ciência como construção racional do real

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 19 de julho de 2014
Da multiplicidade dos saberes á Ciência como construção racional do real

A história do conhecimento




Índice:
Introdução página 3
Desenvolvimento página 4 á 6
Conclusão










Introdução

Nestetrabalho referente ao curso de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade da disciplina de Área de Integração do tema-problema: “Da multiplicidade dos saberes á Ciência como construção racional do real: A grande aventura do conhecimento ou A História do conhecimento” dado pela docente Cristina Reis onde nos foi dado o trabalho de realizar um trabalho de pesquisa divido em duas partesonde á primeira tem como objetivo definições sobre o tema problema em questão, e a segunda parte a parte mais prática do trabalho, a construção de um produto.
















Desenvolvimento- Parte 1
Significado de Senso Comum: Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimentovulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no quotidiano. O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variadosaspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direccionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões. Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-secortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”. (Significados.com.br)
Significado de Dogmatismo :Dogmatismo é a tendência de um indivíduo, de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, é um termo muito utilizado pela religião e pela filosofia. O dogmatismo ocorre quando uma pessoa considera uma verdade absoluta e indiscutível, o que é muito debatido nas religiões.Dogmatismo é quando são ditas verdades que não foram revisadas ou criticadas, que a sociedade simplesmente tornou-a verdade absoluta. É uma atitude dos indivíduos de crer na existência de algo sem ter dúvidas, o que ocorre desde a antiguidade, porém muitos filósofos, como Platão e Aristóteles, se recusavam a crer em alguns fatos estabelecidos e ditos como verdade.
O dogmatismo pode ser entendido emtrês sentidos:
1. Como parte do realismo, isto é, uma atitude ingénua que admite a possibilidade de conhecer as coisas em toda a sua verdade e também a efectividade deste conhecimento na utilização diária e directa com as coisas.
2. Como confiança absoluta numa certa fonte de conhecimento (ou suposto conhecimento), sendo que essa fonte na maior parte das vezes é a razão.
3. Como uma submissãototal a determinados valores ou à autoridade que os aplica ou anuncia. Este sentido comporta os dois primeiros abordados, porque é um comportamento adoptado graças ao problema da possibilidade do conhecimento. (Significados.com.br)

Conhecimento Filosófico: O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não ésuficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo. (escolar)


Conhecimento científico: O Conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da multiplicidade dos saberes à ciência como construção racional do real
  • A multiplicidade dos saberes a ciencia como construcao racional do real
  • Multiplicidade de saberes
  • SABER RACIONAL
  • A construção do saber – manual de metodologia em ciências humanas.”
  • A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.
  • A construção do saber – Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.
  • A construção do saber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!