da monarquia à república

Páginas: 38 (9393 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
I – Identificação da obra
COSTA, Emília Viotti. Da monarquia à república: momentos decisivos. – 6.ed. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. 492p.
III – Credenciais do autor
Nascida em Emília Viotti da Costa graduou-se pela faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), sendo também livre-docente pela mesma universidade. Aposentou-se em 1969 elecionou em várias universidades dos Estados Unidos. É autora de diversas obras como “Da senzala à colônia”, “A abolição”, “Coroas de Glória”, entre outros. Possui também vários artigos em revistas especializadas.
VI - Apresentação da resenha
O estudo proposto trata do processo da transição do período monárquico para o período republicano, isto é, de um sistema de governo em que o imperadoradministrava o país para a instalação da democracia, objetivando discutir os diferentes momentos sobre varias questões relacionados a este fato histórico.
Metodologicamente, Emília Viotti parte dosmétodos de pesquisa documental, reunindo fontespara melhoranalisar a história do Brasil.
A obra em estudo foi estruturada em onze longos capítulos os quais foram divididos em diversos tópicos parafacilitar a compreensão e o melhor acompanhamento da obra. Sendoestes definidos como:Capítulo 1- Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil; Capítulo 2 - José Bonifácio: mito e história; Capítulo 3 - Liberalismo: teoria e prática; Capítulo 4 - Política de terras no Brasil e nos Estados Unidos; Capítulo 5 - Colônias de parceria na lavoura de café: primeirasExperiências; Capítulo 6 -Urbanização no Brasil no século XIX; Capítulo 7 - O escravo na grande lavoura; Capítulo 8 - Da escravidão ao trabalho livre; Capítulo 9 - O mito da democracia racial no Brasil; Capítulo 10 - Sobre as origens da República; Capítulo 11 - A proclamação da República.
V - Digesto
O primeiro capítulo intitulado “Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil” aborda as questões que levaram a crisedo sistema colonial, das relações em torno dos limites do liberalismo, enfatiza também as questões ligadas a transferência da Corte, das revoluções como também do movimento de independência e das elites no poder.
A autora inicia assim referindo-se a crise do sistema colonial, no qual ela averigua o porquê se tornou impossível manter o sistema tradicional colonial depois da independência dascolônias e, enfatiza que “o sistema colonial assim montado atendia originalmente a interesses metropolitanos, mas encontrava apoio nas colônias entre os grupos ligados à economia de ----exportação e importação”. Este então, criado por um sistema capitalista, pelos interesses do Estado absolutista entrou em crise quando “[...] a expansão dos mercados, o desenvolvimento crescente do capitalindustrial e a crise do Estado absolutista tornaram inoperantes os mecanismos restritivos de comércio e de produção” (p.22).
Sendo assim, a autora destaca que houve várias criticas em torno desse sistema, no qual ela cita alguns historiadores, como Adam Smith onde este desaprovava as bases do sistema colonial tradicional. Também fora alvo de críticas por Jean Baptiste Say no qual este falava do caráterprivado desse sistema e as colônias não traziam acrescimentos para a metrópole, eram na verdade causava muitas despesas, como também Raynal argumentava sobre “os inconvenientes [...] do pacto colonial para os povos da América (p. 23).
Então, vale ressaltar que essa crise do sistema colonial acabou por coincidir com a crise do governo absolutista, pois houve varias instituições que passaram acontestá-lo, sendo ”[...] portanto abalados por vários tipos de pressão” (p.24). Emilia Viotti enfatiza ainda que foi somente a partir do “século XVIII que o pacto colonial passou a ser visto como um contrato unilateral entre a metrópole e a colônia e não mais como um contrato entre “irmãos” como fora estipulado antes e, nesse contrato somente se beneficiava a metrópole, não foi algo que trouxe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monarquia e República
  • Monarquia e republica
  • Da monarquia a republica
  • Monarquia E Republica
  • Da monarquia a república
  • O que é Monarquia e Republica.
  • monarquia,monarquia absolutiva e república democrática?
  • Relatório da monarquia a republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!