Da-lhe

3373 palavras 14 páginas
Programa COMENIUS - Incide no ensino pré-escolar e escolar até ao final do ensino secundário, bem como nos estabelecimentos e nas organizações que fornecem ensino a este nível.

Os dois objectivos específicos deste Programa são: sensibilizar os jovens e o pessoal docente para a diversidade e o valor das culturas europeias e ajudar os jovens a adquirir as aptidões e competências de vida básicas necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania activa. Poderá apoiar acções de mobilidade, parcerias entre escolas, projectos de cooperação multilateral e redes, bem como medidas de acompanhamento.

Com o objectivo de fazer participar pelo menos um aluno em vinte em actividades educativas conjuntas, o Programa compreende três dimensões: Projectos Escolares Comenius: pretende promover a cooperação transnacional entre escolas, propiciando aos alunos e professores de pelo menos três países participantes a oportunidade de trabalharem em conjunto num ou mais tópicos de interesse comum. Esta cooperação permitirá a troca de experiências, a exploração de diferentes aspectos da diversidade cultural, social e económica europeia, o aumento dos seus conhecimentos gerais e a capacidade de compreenderem e apreciarem perspectivas diferentes. Estes projectos deverão ser integrados nas actividades regulares das escolas, nos seus currículos e envolver vários grupos de turmas de forma a terem o maior impacto possível na escola. Comenius 2: concebido para promover o desenvolvimento profissional de todos os tipos de empregados na educação escolar, através do apoio a projectos de cooperação transnacional e actividades de mobilidade. Deverá cobrir todas as fases e aspectos do desenvolvimento profissional, nomeadamente projectos de cooperação europeia para a formação do pessoal da educação escolar, bolsas de formação individual, ligações entre Comenius 2 e as redes Comenius 3. Comenius 3: visa criar redes de relações entre

Relacionados