Da independência ao 2º Reinado Brasileiro

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
O Café:
Após a independência em 1822, o Brasil se tornou dono de suas próprias escolhas, e continuou com a economia agrária, mercantil, escravista e nacional e sofreu um atraso econômico enquanto vários países já haviam se industrializado.
Herdamos do período colônial uma crise econômica decorrente da decadência dos ciclos anteriores (mineração e açúcar), que persistiu até 1830. Essa crisetrouxe uma consequência fundamental para a formação do estado nacional brasileiro. Em uma economia que gerava pouco lucro, o Estado não tinha como tributar --> Estado com pouca capacidade de tributação é um Estado fraco. Nesse período, não existia nenhum produto que dava dinamismo à economia porque o ciclo do ouro e o ciclo do açúcar acabaram. Precisávamos encontrar um produto para exportação emque fosse possível produzi-lo na terra, porque herdamos da colônia a escravidão e grande propriedade.
Foi em 1830, que surgiu a idéia de plantar o café, por causa do clima e solo favoráveis, alta dos preços, industrialização na Europa, (ali os operários precisam de café por terem uma longa jornada de trabalho) e desorganização do Haiti que parou de produzir café para a França por causa darevolta escravista de independência. Desta forma o café foi decisivo para a manutenção da economia nacional que estava em crise.
O desenvolvimento da produção de café se concentrou no norte da capital do país, o RJ, pois nas proximidades dessa região, existia muita mão de obra por conta da decadência da economia mineira (mineração).
No começo, os preços estavam baixos mas mesmo assim a exportaçãocontinuou alta por causa da grande demanda na Europa que estava se industrializando. A economia cafeeira se baseava no trabalho escravo e era mais barata que a açucareira. Por conta da grande mão de obra escravista que seu desenvolvimento foi tão intenso. Os Estados Unidos eram o maior consumidor de café, tanto que em 1870, foram exportados mais de 60% do café brasileiro para lá.
A economia docafé era escravista, exportadora e nacional, até 1850, quando foi implantada a lei Eusébio de Queiroz, influenciada pela Inglaterra, que acabara com o tráfico negreiro. A Inglaterra fez isso, para conseguir comercializar com o continente africano e por seus interesses nas colônias das Índias Ocidentais, que produziam açúcar, mas sofriam por causa do comércio de açúcar que era melhor no Brasilporque tínhamos escravos. É importante ressaltar que os escravos tinham uma grande importância na economia cafeeira. Após a promulgação dessa lei em 1850, os escravos se tornaram mais caros (comprados internamente) e a economia passou a ser exportadora capitalista (porque passamos a exportar para outros países do mundo). Os senhores escravocratas tentaram fazer tráfico interno de escravos, mas issonão funcionou, então o Estado bancou a vinda de imigrantes para trabalhar nas plantações de café.
Com o decreto de 1850 iniciou-se uma decadência política. Começou a ascensão de uma nova elite (SP, MG e RS). Os quais passaram a ter um certo poder econômico pois os sistema deixou de ser escravocrata e passou a ser capitalista. Contudo, essa elite não conseguiu poder político. Ao mesmo tempo, RJ, BAe PE, que possuíam poder político, começaram a sofrer uma decadência econômica porque como principais produtores de café, este que estava em baixa pois o tráfico de escravos havia se acabado.

1º Reinado 1822 - 1831:
A principal característica do 1º reinado, é a forte centralização do seu poder, devido a criação do 4º poder, o moderador, que foi instituído na Constituição de 1824. Por causado poder moderador, Dom Pedro I, começou a receber críticas de uma classe dominante que queria autonomia no poder em oposição ao Estado centralizado forte. Com a vitória da classe dominante, aumentou-se a autonomia das províncias, ou seja, as províncias se tornaram mais importantes do que o poder central (poder do rei). Concluiu-se portando que a centralização por si só, não funcionava se não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2º reinado
  • Plano de aula: da crise do 2º reinado à proclamação da república história do direito brasileiro
  • primeiro reinado e a independência do Brasil
  • O Primeiro Reinado e a Independência do Brasil
  • Reinado e independencia do bBrasil 1
  • Resumo 2º reinado
  • a proclamação da independencia e o primeiro reinado
  • A proclamação da independência é o primeiro reinado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!