Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura

Páginas: 2 (477 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
“Da Heterogeneidade do Discurso à Heterogeneidade do Texto e suas Implicações no Processo da Leitura”, um texto de Freda Indursky, renomada pesquisadora da área de letras, defende que o texto e odiscurso contido no texto não formam uma estrutura fechada, embora haja um final. O texto, na sua heterogeneidade, “conversa” com outros textos, outros pontos de vista, sendo afetado pela “bagagemliterária” do autor e contextualidade. Sendo assim, essa heterogeneidade afeta também a forma de lê-lo, pois cabe ao leitor reconhecer ou não a intertextualidade, e se relacionar com a interdiscursividadecontida.
Um sujeito-autor, ao produzir um texto, mesmo sendo resultado de reflexão sobre idéias alheias e influenciado por diferentes redes discursivas, apaga as marcas de interdiscursividade comseus “toques” pessoais (maneira de expressar-se, visão pessoal do assunto), produzindo um efeito de textualidade, dando a ideia de homogeneidade do texto. Podemos chamar este texto heterogêneoestruturado de maneira homogênea, de “heterogeneidade estruturada”.
O papel do sujeito-leitor ao ler é criar uma posição em relação ao efeito-texto produzido pelo sujeito-autor, criando “seu própriotrabalho discursivo, a prática discursiva da leitura”. Tendo como base o fato de que o leitor também tem sua própria “bagagem literária”, suas ideias entram em diálogo com as do sujeito-autor, e essasduas ideias por sua vez tem muitas outras por trás, o que faz a interlocução entre eles extremamente complexa.
O efeito dessa interlocução de ideias é a desconstrução do efeito-texto, daquela“homogeneidade”, chamado efeito de inconsistência. Então diz-se que aquele texto que previamente foi chamado de “heterogeneidade estruturada” pode-se chamar agora de “heterogeneidade provisoriamenteestruturada”. Freda Indursky, conclui nos últimos parágrafos do texto, que durante a “desconstrução” do efeito-texto o sujeito-leitor acaba por reconstruir a homogeneidade do texto, o “reconstruindo” com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Heterogeneidade
  • heterogeneidade
  • As implicações na leitura do texto pictórico
  • Uma Imensid O Da Heterogeneidade
  • HETEROGENEIDADE DO OPERARIADO
  • Cidadania e heterogeneidade
  • heterogeneidade das ciências
  • A Heterogeneidade da Linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!