Da guerra fria à crise - resenha do livro

Páginas: 10 (2481 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL



RESENHA DO LIVRO
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Da Guerra Fria à Crise (1945 – 1989): as relações internacionais do século 20 – 4. Ed.atual. – Porto Alegra: Editora da UFRGS, 2006.







MARINGÁ
2011

Paulo Gilberto FagundesVizentini – Biografia e Produções Científicas
Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics (1997), Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela UFRGS (1983), Bacharel e Licenciado em História pela UFRGS (1980).Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais FCE/UFRGS. Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (1998-2002) e Secretário de Relações Internacionais da Reitoria da UFRGS (2004-2008). Professor Visitante no NUPRI/USP, na Universidade de Leiden e Pesquisador no International Institute for Asian Studies e Centro de Estudos Africanos (Leiden Univ,Holanda). Coordena o Centro de Estudos Brasil-África do Sul - CESUL/UFRGS/FUNAG-MRE. Especialidade: História Mundial Contemporânea, Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira.
È defensor da integração sul-americana, no qual considera que distintos níveis e diferentes processos de integração da América do Sul são vitais para o Brasil, e que novas formas de cooperação sãonecessárias para aprofundar este processo. É também considerado um dos vários pesquisadores universitários e pensadores brasileiros que influenciou a Política Externa brasileira prioritariamente sul-sul, predominante nos anos 2000.

Produção Bibliográfica e Técnica
Livros publicados/organizados – 48
Capítulos de livros publicados – 68
Textos em jornais/revistas – 49
Apresentações de trabalho– 51
Demais produções bibliográficas – 195
Produção Técnica – 36

Eventos
Participação – 112
Organização – 11

Orientações
Doutorado – 14
Mestrado – 34
Graduação – 16
Iniciação Cientifica – 20

Bancas
Bancas examinadoras - 43
Comissões julgadoras - 4

RESENHA
No capítulo 1, A Guerra Fria e os conflitos periféricos/1945-1964, o autor começa falando sobre os resultados da IIGuerra Mundial e os motivos pelo qual os Estados Unidos atingiram sua hegemonia em nível mundial. Posteriormente é descrito de forma detalhada como ocorreu a formação dos blocos político-militares, e também as guerras e revoluções que ocorreram no mundo árabe referentes às tendências ao movimento de descolonização que surgiu no pós-guerra.
No capítulo 2, A Irrupção do Terceiro Mundo/1955-1964, oautor fala sobre a iniciação dos países do Terceiro Mundo e dos Não-Alinhados no cenário mundial, devido ao processo de descolonização e independência que emergiu após a II Guerra Mundial, dando destaque ao neocolonialismo em relação ao continente africano e o caso de Cuba.
No capítulo 3, Détente, revoluções e crise econômica/1964-79, o autor contextualiza os fatores que determinaram o inicio de umequilíbrio planetário, enfatizando a manutenção da détente, na emergência do terceiro mundo no cenário mundial e no desenvolvimento econômico da Europa ocidental e do Japão, que resultaram na tendência a multipolarização.
O capítulo 4, A reação conservadora dos anos 80, o autor discute a Nova Guerra Fria, no qual ocorre a ascensão da direita e posteriormente a crise do socialismo, além de tratarda globalização e do neoliberalismo, que são dois temas que continuam atualmente relevantes.
Após o término da segunda guerra mundial os EUA estavam na liderança econômica, industrial e tecnológica em escala mundial, já que a guerra infligiu danos materiais e humanos mínimos para o país. A derrota do nazifacismo marcou um triunfo para capitalismo sob hegemonia do EUA. No caso da URSS, por ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Hobsbawm
  • Resenha a era dos extremos-guerra fria
  • Resenha Crítica Watchmen
  • Resenha do Livro a Arte da Guerra
  • Livro a arte da guerra
  • resenha do livro A arte de guerra
  • Resenha do livro
  • Resenha do Livro A arte da Guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!