Da gramática ao texto: uma contextualização através da linguística

Páginas: 36 (8856 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA
DO ENSINO SUPERIOR




DA GRAMÁTICA AO TEXTO:
UMA CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA




Ricardo Alexandre Coelho Pereira




Orientador: Prof. Dr. Clóvis Sousa




Endereço para correspondência:
Rua: Suíça, 128. Apartamento, 32.
Centro
CEP 13.326-140
ricardopibsalto@hotmail.com




Salto - SP
2013Da Gramática ao Texto:
Uma contextualização através da Linguística


Ricardo Alexandre Coelho Pereira
Clóvis Sousa
Universidade Gama Filho

Resumo

A contextualização da Gramática Normativa através da Linguística culminando no texto é uma pesquisa a se justificar em face dos problemas apontados e encontrados pelo docente em suas práticas pedagógicas de ensino. O que, grosso modo, sematerializam em adversidades principais encontradas na interatividade do Professor e aluno são: a contextualização gramatical; o Texto como eixo central do Ensino de Língua Portuguesa Materna; as atividades conjuntas do Currículo, Cadernos do Professor e do Aluno e a função do Livro Didático no Currículo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). O objetivo deste estudo nãoé a solução dos problemas apresentados e nem mesmo criticar a Gramática Normativa e nem tão pouco denegrir a imagem do Currículo da SEE-SP, e sim apresentar uma análise da contextualização do ensino de Gramática Normativa que culmina no texto e sua validade através da interferência da Linguística no Ensino Fundamental II e Médio, o que se tornou possível através de uma pesquisa indireta por métodoindutivo revisando literaturas de autores como Celso Pedro Luft, João Wanderley Geraldi e Luiz Carlos Travaglia.

Palavras-chave: GRAMÁTICA. TEXTO. LINGUÍSTICA. CURRÍCULO.

Abstract

The contextualization of normative Grammar through the linguistic culminating in the text and a research to justify in the face of the problems identified and found by the professor in their pratices by thelogic of the teaching. In an imperfect way materialise in adversity main found in interactivity of teachen and students are: contextualization Grammatical, the text being the maind formo education of the teaching of Portuguese Language Maternal; the joint activities of the curriculum, teacher’s book on the student and the function didactics in the Currículo da Secretaria Estadual do Estado de SãoPaulo. My goad is not the solution of the problems presented and not even criticize the normative Grammar and nor hurt the image of the Currículo-SEE and presenting in analysis of contextualization of the teaching of normative Grammar that culminates in the text and its validity. Though in interference of Linguistic in Ensino Fundamental II e Médio wich hás been made possible through indirect researchmethods for inductive reviewing literatures of authors Celso Pedro Luft, João Wanderley Geraldi e Luiz Carlos Travaglia.

Keywords: GRAMMAR. TEXT. LINGUÍSTICS. CURRICULUM.
Introdução

A Língua Portuguesa Materna vem formando sua identidade na travessia do século XVI ao XX e na continuidade do XXI. Esta evolução linguística ocasiona entraves que justificam pesquisas como esta que apresento. Omotivo se dá em face das adversidades apontadas e encontradas pelo docente em suas práticas pedagógicas de ensino que tem sua repercussão no trabalho da Gramática Normativa ao Texto que tem evidenciado uma primazia progressiva conforme (BAGNO, 2004).
A grosso modo, os principais problemas encontrados na interatividade do Professor e aluno são a contextualização gramatical; o Texto como eixocentral do Ensino de Língua Portuguesa Materna (LPM); as atividades conjuntas do Currículo, Cadernos do Professor e do Aluno e a função do Livro Didático no Currículo. Os objetivos gerais como compreender o processo das reformas educacionais até as LDBs; entender como se deu a contextualização da Gramática pela interferência da Linguística; relacionar a obra de GERALDI e BAKHTIN no trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Porque é importante ensinar gramatica atraves de textos
  • Gramática e Linguística
  • Sociedade: uma contextualização através da universidade
  • A gramatica e o texto
  • Variação linguística e ensino de gramática
  • ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
  • GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
  • Gramática apicada ao texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!