DA FAM LIA PATRIARCAL S NOVAS CONCEP ES DE FAM LIA NO MUNDO CONTEMPOR NEO

6486 palavras 26 páginas
DA FAMÍLIA PATRIARCAL ÀS NOVAS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”.
Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também escravidão legalizada.
A família é um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papéis atribuídos, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo.
O conceito de família evocam obrigatoriamente as considerações de papéis e funções. Todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determinada posição ou tem determinado estatuto, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão, sendo orientados por papéis previamente alocados e interpostos.
A família é o nosso primeiro contato como ser social, pois advinde de nossa família todo nosso ser intelectual e cultural, tendo na família os primeiros passos sociais, obtendo o ser uno direitos e deveres perante a pluralidade da unidade familiar, aprendendo a respeitar as leis nesse âmbito impostas por pai, mãe, avó, avô e/ou irmão mais velho, tendo assim seu primeiro contato social que é de extrema relevância para todos os contatos sociais posteriores que são: escola, amigos, pessoas de intelecto e cultura diferente, aprendendo na primeira fase a se portar bem ou mal nas outras classes da sociedade, dependendo somente de suas orientações para tal.
A Europa como “civilização mais avançada” ou “mais antiga”, promoveu/sofreu guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já.
Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo.
Família na pré-história: papéis muito bem definidos (pela capacidade e força de cada um)
Família

Relacionados