da condicao, do termo e do encergo

4740 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa o entendimento, compreensão e aplicação acerca dos dispositivos elencados no Código Civil Brasileiro.
Não cabe a este trabalho, a preocupação com a interpretação normativa do conteúdo deste Código.
O objetivo se cumprirá se ao final da exposição deste trabalho, o leitor adquirir, somar e difundir o que trata os dispositivos que segue.
Assim além dos elementos estruturais e essenciais, que constituem requisitos de existência e de validade do negócio jurídico, pode este conter outros elementos meramente acidentais, introduzidos facultativamente pela vontade das partes, não necessários à sua existência.
Aqueles que são determinados pela lei; estes dependem da vontade das partes. Uma vez convencionados, têm o mesmo valor dos elementos estruturais e essenciais, pois que passam a integrá-lo de forma indissociável.
Os dispositivos do Capitulo III, trata da Condição, do Termo e do Encargo que traz no seu bojo desde o art. 121 ate art. 137 do CC. Da Condição, do Termo e do Encargo “Art. 121. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.”
Elementos acidentais limitadores da eficácia do negócio jurídico: No campo de estudo do negocio jurídico, considera-se elementos acidentais os aspectos: O termo, A Condição, O modo ou encargo.
Aceitando o critério classificatório da condição mais divulgada (quanto à forma de atuação), tem-se: CONDIÇÕES SUSPENSIVAS E CONDIÇÕES RESOLUTIVAS.
Com a união dos subtipos em conceito único, pode-se definir a condição como sendo o acontecimento futuro e incerto que subordina a aquisição de direitos, deveres e a deflagração de efeitos de um determinado ato negocial (condição suspensiva), ou contrario sensu, que determina o desaparecimento de seus efeitos jurídicos (condições resolutivas).
Entende-se que as condições também podem ser, no plano fenomenológico: POSITIVAS E NEGATIVAS.
Sendo

Relacionados

  • Tutela e Curatela
    5093 palavras | 21 páginas