Da concep o burguesa de ci ncias sociais perspectiva ontol gica

413 palavras 2 páginas
Centro de Ensino Unificado do Maranhão – UNICEUMA. Curso: Serviço Social – 4° período
Profª. Ms: Teodora Torres.

Pesquisa e Serviço Social: da concepção burguesa de ciências sociais à perspectiva ontológica.

São Luís
2015

Pesquisa e Servoço Social: da concepção burguesa de ciências sociais à perspectiva ontológica
Questionário
1. Comente o contexto em que o Serviço Social, a partir da pesquisa sitematiza a realidade social.
Segundo Ricardo Lara a partir da sistematização da realidade, o assistente social tem a possibilidade de se aproximar do que almeja, ou seja de buscar através do real, a defesa dos principios da profissão, sendo esses principios sobretudo os direitos dos individuos objetivando assim uma sociedade justa e democrática. Sendo assim a pesquisa é essencial para uma intervenção precisa.

2. O serviço Social adere a concepção burguesa da Ciência Social? Justifuque.
Não, pois para Ricardo Lara, o Serviço Social não adere a concepção burguesa das Ciências Sociais, pois não gera respostas eficazes para a conservação do capitalismo, ou seja não gera conhecimento para o desenvolvimento desse modo de produção, tal afirmação é consequencia da fragmentaçãao das areas do saber, onde não há um consenso, impedindo assim a compreensão contradotória existente na sociedade.
Manutenção.

3. O autor Ricardo Lara (2007) faz referencia do “ verdadeiro sentindo da pesquisa na realidade moderna. Qual a concepção do autor a respeito?
Para Ricardo Lara o verdade sentido da pesquisa na realiade moderna, ocorre a partir da necessidade do confronto de idéias, tendo como consequencia a discussão atraves de aréas de conhecimento distintas, tendo como principal objetivo obter a verdade do objeto estudado.
Esse confronto de ideias resulta no enriquecimento e fortalecimento da Ciência, pois exclui todas as percepções equivocadas dos homens e revela a essencia vulgar ocorrida na Universidade Moderna.

4. O que o autor quer dizer com a

Relacionados

  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas