Da assistência à ação social na prática espírita

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
DA ASSISTÊNCIA À AÇÃO SOCIAL NA PRÁTICA ESPÍRITA

*Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.br

O Movimento Espírita, no Brasil, desde o seu início preocupou-se não só com o atendimento espiritualdas pessoas, como, também, com o atendimento das necessidades materiais dos carentes.
Desenvolveu-se, então, com o decorrer do tempo, uma rede de amparo e assistência fundamentada em cada CentroEspírita que surgia.
Traziam eles os objetivos do estudo, da divulgação, do exercício da mediunidade e da ajuda aos desvalidos de recursos materiais.
Assim tivemos as fazes do: a) assistencialismo –caracterizado pelo atendimento imediato das necessidades prementes: alimentos, remédio, roupas e abrigo para idosos; b) a assistência e promoção social – além da assistência material imediataobjetivava-se, também, promover a pessoa no desenvolvimento das suas potencialidades, surgindo, então, as creches, as escolas desde as do ensino fundamental até faculdades, hospitais psiquiátricos, clínicas deatendimento a dependentes químicos.
Prosseguindo no processo natural da assistência e do desenvolvimento integral do ser humano proposto pelo Espiritismo, chegamos a: c) ação social.
Valelembrar os esclarecimentos dos Espíritos, na questão nº 930 de O Livro dos Espíritos: “ Numa sociedade organizada segundo a lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome.
A seguir, comenta Allan Kardec: “Comuma organização social criteriosa e previdente, ao homem só por sua culpa pode faltar o necessário. Porém suas próprias faltas são freqüentemente resultado do meio onde se acha colocado. Quandopraticar a lei de Deus, terá uma ordem social fundada na justiça e na solidariedade e ele próprio também será melhor”.
Observamos que os Mentores Espirituais que elaboraram a Doutrina Espírita alertaramsobre a necessidade da sociedade organizar-se segundo os ensinos de Jesus, em que sobrelevam a justiça e o amor e Allan Kardec reitera a necessidade de se lastrear a sociedade na lei Divina para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praticas de assistencia social
  • Racionalizaçao na pratica da assistência serviço social
  • Políticas de assistência social e praticas assistêncialistas
  • A sistematização da prática profissional dos assistentes sociais na assistência social
  • PRÁTICAS DE PSICÓLOGOS SOCIAIS EM INTERFACE COM A ASSISTÊNCIA SOCIAL.
  • Psicologia social e a atuação nas políticas de assistência social o desafio de uma prática psicológica...
  • praticas opsicologicas no centro de referencia de assistencia social
  • Serviço social e assistência social: antecedentes históricos do processo de racionalização da prática da...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!