D7fd53cc 2e41 4f1e 8e23 6bc752cc56e8

2378 palavras 10 páginas
RESUMO
As condições de saneamento básico em que vive grande parte da população da brasileira são precárias. Milhões de pessoas vivem em condições sub-humanas, utilizando água de má qualidade e depositando o esgoto de suas residências em rios, valas, mares ou outros lugares impróprios. Dessa forma, o acometimento de doenças geradas pela poluição hídrica torna-se preocupante. Nesse sentido, buscou-se avaliar a influência das condições de saneamento básico em que vive a população no número de casos de doenças causadas pela poluição hídrica, utilizando o modelo MQO. Constatou-se que o consumo de água proveniente de poços ou nascentes, a ausência de serviço de coleta de esgoto nos domicílios e o nível mais elevado de escolaridade podem explicar os casos da doença.

PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida, Saneamento básico, coleta de lixo e Poluição Hídrica

INTRODUÇÃO
Vivemos, uma situação única na história da humanidade com a ascensão da consciência ambiental. Até então, o homem acreditava que as fontes energéticas, ou melhor, que os recursos naturais em seu conjunto, fossem inesgotáveis; podendo serem consumidos indiscriminadamente, sem atentar para um possível problema de escassez. No entanto, o final do século XX evidenciou à humanidade o esgotamento do atual modelo de desenvolvimento pelo seu caráter predatório, com o uso irracional dos recursos naturais. Este modelo vem sendo questionado também pela sua perversidade do ponto de vista social, por ser um sistema extremamente desigual, onde o poder se concentra nas mãos de poucos, gerando, inclusive, uma alienação cultural sobre seus efeitos nocivos sobre a natureza e o próprio ser humano.
Portanto, é de suma importância começar a propor soluções aos diversos problemas econômicos, sociais e ambientais proporcionados pelo modelo de desenvolvimento capitalista(Guimarães, 1998). As transformações provenientes dessas propostas

Relacionados