D6f7678c 40f6 4825 Ab03 1d32d94c47c0

1810 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social
PAULA HERNANDA OLIVEIRA CARMO

Políticas de Proteção as Crianças e Adolescentes

Macaúbas - Ba
2014

PAULA HERNANDA OLIVEIRA CARMO

Política de Proteção às Crianças e Adolescentes

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:
Oficina de formação:projeto de intervenção , A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social,Estágio curricular obrigatório 2.

Prof. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap.B.Malvezzi, Valquiria A.Dias Caprioli

Macaúbas – Ba
2014
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo abordar a temática da importância dos indicadores sociais para a construção de políticas pública de proteção às crianças e adolescentes, além de levantar um diagnóstico da problemática social local(município de Macaúbas )no estado da Bahia.Para tanto será realizada revisão bibliográfica ,analise de documentos oficiais e dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a fim de traçar um panorama dos indicadores sociais do município. Além disso, aborda os direitos das crianças e dos adolescentes assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), refletindo sobre a situação destes no atual contexto. Neste sentido, o assistente social deve estar apto para a utilização dos indicadores sociais, o que contribui para a sua ação profissional e, conseqüentemente, para a sociedade civil.

Desenvolvimento

Segundo o censo de 2010 , o município de Macaúbas esta situado na região central do estado da Bahia. Localiza-se na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, microrregião da Chapada Diamantina Meridional . O município conta com aproximadamente 47.051 habitantes , cobrindo uma área de 2.994 km². O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Macaúbas é 0,609, em 2010. A sede do município tem a

Relacionados