d3s3rt0

393 palavras 2 páginas
Otimização de espaço

Problema: O local onde está sendo guardado as ferramentas de trabalho é uma base de madeira, o local é desorganizado e o ferramental misturado em quantidades em excesso, perdendo um tempo de mais ou menos 1 a 3 minutos na escolha da ferramenta ideal a ser utilizada.
Solução: Desenvolver um armário para guardar as ferramentas, e cada posição identificar o ferramental com suas devidas especificações.
Investimento: O custo do armário seria por base de 350,00 reais.
Retorno: Agilidade na escolha do ferramental a ser utilizado passa de 1 a 3 minutos para 5 segundos gerando maior produtividade pela redução da perda de tempo na procura por objetos, diminuição do estoque no centro de trabalho onde só ficam os objetos necessários e ao alcance das mãos , onde os ferramentais em excesso que poderiam ser reutilizados for guardado no almoxarifado para reaproveitamento e os que não poderiam ser reutilizados ser descartados de forma correta, melhor localização dos ferramentais, organização no centro de trabalho, satisfação dos operadores.
De acordo com SILVA (1996), o Programa 5S contribui com um diferencial na competitividade das empresas, pois tem como objetivo transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das mesmas.
SILVA(1996), define o programa 5’S, sendo basicamente a determinação de organizar o local de trabalho, mantendo-o arrumado e limpo, manter as condições padronizadas, assim como a disciplina necessária para a realização de um bom trabalho.

Implementar grupos na área de trabalho para estar buscando cada vez mais melhorias como:
CCQ ( Circulos de Controle e Qualidade ) : São grupos que se reúnem regularmente para identificar, analisar e solucionar problemas internos, relacionados a qualidade, ambiente de trabalho, produtividade e outros.
CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ): Seu

Relacionados