d3m21rn3ib0riu

1471 palavras 6 páginas
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica
Federal do Paraná
Campus Toledo

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE AMOSTRAS DE AÇO
PELOS MÉTODOS FÍSICO E MATEMÁTICO
Bárbara Hahn de Oliveira; Cristiane Thais Bourscheidt; Tatiane Welter
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, rua XV de Novembro, 2191, La Salle, Toledo, Paraná, 85902-040.
E-mail: barbaraho2006@hotmail.com

Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a densidade de amostras de aço, pelo método físico e matemático. A densidade foi verificada através da razão da massa pelo volume, sendo que a massa foi obtida experimentalmente, enquanto o volume foi calculado. Foi constatado que o melhor método para a determinação do volume de um material, é o método físico, levando em consideração, que se aproxima dos valores teóricos de densidade. No entanto, o método matemático é mais preciso para materiais que não contenham espaços vazios e que possuam uma superfície lisa.

Introdução
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregado de forma intensiva em numerosas aplicações tais como em máquinas, ferramentas, construção
(MAGNANI et al, 2002, p.1). De caráter geral, os aços possuem excelentes propriedades mecânicas: resistem bem a tração, a compressão, à flexão, suas propriedades podem ainda ser modificadas por tratamentos térmicos ou químicos (FERRAZ, 2009, p.1).
A importância da densidade dos materiais nas suas aplicações é facilmente compreendida se considerarmos o caso de materiais para os meios de transporte, equipamentos de desporto, etc. Por isso, a densidade é um dos principais parâmetros da seleção de materiais. Segundo Frade e Paiva (2009, p.2), a densidade se caracteriza a partir da razão da massa pelo volume ocupado pelos elementos que constituem o material, entretanto, para determinar o volume deve-se considerar todos os poros ou vazios internos do material.

14
Anais do I ENDICT – Encontro de Divulgação Científica e Tecnológica
II Jornada Acadêmica do Curso de Tecnologia em

Relacionados

  • d3m21rn3ib0riu
    3372 palavras | 14 páginas
  • D3m21rn3ib0riu
    718 palavras | 3 páginas