D2f1a629cf17911673d003ed1dfdd2ca

10373 palavras 42 páginas
FILOSOFIA
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA GREGA
A filosofia surgiu na Grécia durante a antiguidade clássica. Provavelmente o termo filosofia foi criado por Pitágoras (século VI a. C.) e correspondia a um pensamento religioso de sua época que afirmava que só os deuses tinham acesso à sabedoria (Sofia) em sua totalidade. Cabia aos homens, assim, uma busca incessante, porém parcial, desta sabedoria. Por isso, a tradução literal da palavra filosofia seria “amor à sabedoria”.
Entretanto, o conceito de filosofia vai muito além da sua tradução literal, uma vez que a sabedoria será expressa através da busca racional pela compreensão humana da sua própria existência. Ao buscar um método de compreensão racional, a filosofia abre caminho para o surgimento da ciência, como a conhecemos nos dias atuais, uma vez que a compreensão racional do homem e da natureza está presente na filosofia e na ciência.
A civilização grega, historicamente valorizava a religião, a cultura e as relações sociopolíticas. A forte relação social gerava uma inquietude nos gregos, uma vez que o diálogo e o convívio entre as pessoas eram intensos e faziam parte do cotidiano grego.
Esta forte interação social e cultural forma na sociedade grega pessoas reflexivas e preocupadas em desenvolver a racionalidade que, por sua vez, gerava questionamentos existencialistas que marcam o pensamento humano como, por exemplo:
- De onde vim?
- O que sou?
- Para onde vou?
Vale salientar que estes questionamentos, através da filosofia, ganham metodologia e passam a ser estruturadas de forma “científica”. Assim, não são apenas questionamentos, já que há uma estrutura racional que conduz o pensamento humano para desvendar as suas dúvidas e a tentar chegar a uma verdade quase absoluta e utópica, que até o surgimento da filosofia era restrita aos Deuses.
A filosofia, desde o seu surgimento, busca contemplar conceitualmente três esferas diferentes que se completam e criam a ciência filosófica: conteúdo, método e objetivo.

Relacionados