Déficit do autocuidado - dorothea orem

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
INTRODUÇÁO

     A Teoria de Enfermagem do Déficit de Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Elizabeth Orem, visa possibilitar aos indivíduos, família e comunidade tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades bem como empenharem efetivamente no desenvolvimento de seu próprio caminho em direção à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, está muito além daquilo que apessoa pode fazer por si própria. Envolve o controle, a liberdade e responsabilidade da pessoa na melhoria de sua qualidade de vida.
     Ao longo de seu trabalho, Orem interpreta o metaparadigma de enfermagem dos seres humanos, saúde, enfermagem e sociedade. Ela define os três passos do processo de enfermagem como (1) diagnóstico e prescrição, (2) definições de um sistema de enfermagem e doplanejamento para o fornecimento do cuidado e (3) produção e controle dos sistemas de enfermagem. Este processo é paralelo à investigação, ao diagnóstico, ao planejamento, à implementação e à avaliação do processo de enfermagem.
     A teoria de autocuidado de Orem tem aplicação prática de enfermagem. Tem sido aplicada por clínicas de enfermagem em uma série de circunstâncias. Ela tem sido usada comobase dos currículos de escolas de enfermagem e do sistema de informações de enfermagem.
     A Teoria de Enfermagem de Déficit de Autocuidado de Orem continua a evoluir; seu impacto é internacional. Seu uso disseminado reflete sua utilidade para a enfermagem profissional. Esta teoria fornece uma maneira exclusiva de ver o fenômeno da enfermagem. O trabalho de Orem contribui, significativamente,para o desenvolvimento das teorias de enfermagem.


BIOGRAFIA

     DOROTHEA ELIZABETH OREM


      Dorothea E. Orem nasceu em Baltimore, Maryland-EUA em 1914. Pai trabalhador da construção civil e pescador, mãe dona de casa. Iniciou seus estudos de enfermagem no Providence Hospital School of Nursing, em Washington e concluiu nos anos 30. Em 1939 obteve o grau de Bacharel em Ciências emEducação de enfermagem e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 pela Catholic University of América. Entre os títulos e graus honorários recebidos incluem o de Doutora em Ciências Georgetown University em 1976, Doutora em Ciências da Incamat Word College em 1980 e doutora em Humane Letters Llinois Westem University em 1988. Em 1992 foi nomeada membro honorário da América Academy ofNursing. Como profissional de enfermagem trabalhou como enfermeira de equipe e particular, educadora de enfermagem, administradora e consultora de enfermagem. No período entre 1949 a 1957 foi assessora de serviços institucionais do Conselho de Saúde do estado de Indiana e entre 1957 e 59 participou como consultora para Secretaria de Educação do Departamento de Saúde, Educação e Bem-estar em um projetocom objetivo de melhorar o treinamento de enfermagem prática, o que a levou a publicar em 1959 o conceito de enfermagem como autocuidado. Dando continuidade no desenvolvimento do seus conceitos de enfermagem de autocuidado publicou em 1971 Nursing: Concepts of practice em quatro edições. A primeira enfocava o individuo; a segunda unidade multipessoais-família, grupos e comunidades; a terceiraapresentava geral teoria de enfermagem de Orem constituída por três bases teóricas relacionadas autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem e a quarta dando ênfase à criança, os grupos e a sociedade.
      Orem faleceu em 22 de junho de 2007, pouco antes de completar 93 anos, na cidade de Savannah, GA, Estados Unidos, em sua residência.


FUNDAMENTAÇÃO:

A TEORIA DE ENFERMAGEMDO DÉFICIT DE AUTOCUIDADO


     Segundo Orem (2006), a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado está constituída por três teorias que também foram criadas por essa autora, que são as seguintes:

     1 - Teoria de autocuidado: Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde. 

     2 - Teoria do déficit do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teorias de enfermagem autocuidado dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea orem
  • dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea E. Orem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!