Década de 60

Páginas: 9 (2031 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013




JÉSSICA






PANORAMA HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO
DÉCADA DE 60












Niterói
2012

JÉSSICA











PANORAMA HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO
DÉCADA DE 60





Trabalho dado como exigência da
Disciplina de Fundamentos
Teóricos Metodológicos do Serviço Social II, ministradaPela professora Maria Cecília na Faculdade Federal Fluminense







Niterói
2012


PANORAMA HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO DÉCADA DE 60

O objetivo desse trabalho é dissertar, de forma resumida, o contexto social, histórico, econômico e político em que se encontrava o Brasil na década de 60, bem como analisar como esses temas estão totalmente ligados a conjuntura da época.
Seráabordado como a década de 60 foi um período ambíguo em que cresceram muitos movimentos sociais, mas logo depois houve a repressão desses movimentos com a ditadura.
Para explicar melhor a década de 60 começarei pelo último ano da década anterior, em que foram lançadas as candidaturas.
Em 1959 iniciou-se as candidaturas, Jânio Quadros foi lançado com o apoio de Lacerda; Ademar apoiado pelo PSP; Lottcomo presidente e João Goulart como vice foram lançados pela união dos partidos PSD e PTB. O período de lançamento das candidaturas foi bem agitado, Jânio se lançou criticando a corrupção do governo e a desordem financeira, Lott era mal visto pelos partidos tanto da esquerda como da direita, a direita o criticava por assumir um discurso parecido com o de Vargas e a esquerda não gostava das críticasque ele fazia a Cuba e ao Comunismo.
Quem ganhou as eleições presidenciais em 1960 foi Jânio e seu vice era João Goulart, do outro partido. Antigamente as regras permitiam partidos diferentes para o cargo de vice. Jânio tomou posse em Brasília e começou a governar de forma confusa, sem saber o que fazer e em quem se apoiar. Tentou se equilibrar no poder agradando a esquerda e os conservadores aomesmo tempo, querendo seguir o tipo de governo implementado por Vargas, mas não conseguiu sucesso. Por tentar agradar a ambas as classes ele acabou desagradando as duas, por sua forma superficial de governar.
Devido às dívidas herdadas do governo anterior Jânio assumiu o país numa época em que a economia estava com grandes dificuldades. Ele fez novos empréstimos com o apoio do presidente Kennedy,dos Estados Unidos para impedir que a instabilidade crescesse no Brasil e com ela as idéias esquerdistas.
Jânio estava administrando o país sem uma base política de apoio e isso deixou os partidos inseguros, sem saber realmente a que setores ele iria beneficiar.
Em agosto de 1961 Lacerda denunciou pelo rádio que Jânio estava planejando um golpe junto ao ministro da Justiça Oscar Pedroso Horta.No outro dia Jânio renunciou a presidência. Quem deveria sucedê-lo era o seu vice Jango, porém como Goulart era defensor do sindicalismo, alguns setores militares preferiram suspender sua posse. Esses setores só não esperavam que a cúpula militar fosse ficar a favor da posse de Jango e o ajudar apoiando-o para conseguir tomar a presidência. Leonel Brizola, governador do Sul, também contribuiumuito para legitimar a posse de Goulart. Depois de toda essa fase conflituosa ele conseguiu se apossar do cargo de presidente, porém seus poderem diminuíram, ela passou a governar num sistema parlamentarista, não mais presidencialista.
Sua forma de governar permitiu que os movimentos sociais crescessem. O maior movimento rural dessa época era a liga camponesa, criada em 1955, que tinha como principallíder o pernambucano Francisco Julião. Essa liga estava à margem dos sindicatos. Francisco fez um movimento social com foco nos camponeses, pois eles que estavam sendo expulsos das suas terras, mas também havia outras reivindicações. Essas ligas nessa década se estruturaram e se espalharam por todo o país, tendo como sede a capital de cada Estado. Os movimentos no setor rural cresceram tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • década de 60
  • Década de 60
  • Década de 60
  • Década de 60
  • decada de 60
  • Decada de 60
  • Decada de 60
  • Os acontecimentos marcantes da década de 60

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!