Córrego Caladão e Córrego Figueirinha

700 palavras 3 páginas
Córrego Caladão
O Córrego Caladão, às vezes chamado de Ribeirão Caladão, é um córrego que nasce e deságua no município brasileiro de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais. Sua nascente está nas montanhas da Serra dos Cocais, zona rural de Fabriciano e seu fim situa-se no Rio Piracicaba, entre os bairros Santa Helena e Santa Terezinha. O curso do Ribeirão, num total de 10 quilômetros, corta uma área cuja população ultrapassa os 70 mil moradores e banha vários bairros de Coronel Fabriciano, como o Caladão, Floresta, Surinan, MeloViana, Giovannini, Professores, Santa Helena e Santa Terezinha.
Atualmente o córrego sofre com a sujeira e poluição vinda de residências, pequenas indústrias, oficinas e matadouros. Também há, ao longo de seu curso, assoreamento das margens e erosões que vêem colaborando para a extinção de espécies da biodiversidade local e regional.
Em longos períodos secos suas águas ficam escuras e mais sujas. Também são comuns fortes odores e pernilongos em vários trechos. Já durante no período chuvoso, que normalmente vai de outubro até abril, são comuns registros de enchentes nas áreas mais baixas. As regiões do Giovannini e do Melo Viana normalmente são as mais atingidas, pois, além de estarem situados numa área mais baixa, essa região é a mais populosa de Fabriciano. Para combater os problemas de poluição das águas do córrego, são realizados projetos de educação ambiental nas escolas da cidade ou que envolvam a população em geral, como organização de palestras, apresentação de vídeos e reuniões nas comunidades. Normalmente estes eventos são fomentados pela prefeitura, mas também há a participação de associações ou projetos ecológicos, como a Gestão de Bacias Hidrográficas, o Instituto Rio Piracicaba ou o Comitê da Sub-bacia do Ribeirão Caladão, criado em 2009. A Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano também está investindo na revitalização da Bacia do Ribeirão Caladão com a construção de um Parque Linear ao longo

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas