Códito de Hamurabi

631 palavras 3 páginas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ARABUTÃ
E.E.B.A.

CÓDIGO DE
HAMURABI

História
Prof.ª: Jéssica
Série: 1º mat.

MARIELI SCHMITT – ARABUTÃ, MAIO DE 2014.

INTRODUÇÃO:

O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”.

Rei Hamurabi: Hamurabi foi o sexto rei babilônico da primeira dinastia e um dos mais importantes reis da Babilônia. Nasceu por volta de 1810 a.C. e morreu em 1750 a.C. (data aproximada). O reinado de Hamurabi durou 58 anos e foi de 1792 a.C. até 1750 a.C. Foi o primeiro rei do Império da Babilônia. Criador do código de Hamurabi.
Código de Hamurabi: Encontrado em 1901, pela expedição de Jacques de Morgan, na região do atual Irã, o monólito com o código de Hamurabi é composto por 281 leis que foram talhadas em uma rocha de diorito escura na escrita cuneiforme. Esta trás regras e punições para eventos da vida cotidiana. Seu principal objetivo era unificar um reino com leis comuns. Por isso, Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino. As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc. As punições ocorriam de acordo com a posição que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social. O código é baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. Logo, para cada ato fora da lei haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. Apena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis.
Algumas leis do Código de Hamurabi:
- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então

Relacionados