códio de cores resistores

362 palavras 2 páginas
Código de cores dos resistores
Como os resistores são componentes muito pequenos e devem ter os valores de suas resistências facilmente identificados, costuma-se codificar este valor com o uso de uma série de faixas coloridas no corpo do resistor. Cada cor representa um algarismo. Para lermos o código do valor da resistência impresso no resistor devemos considerar que:
1. As faixas coloridas são lidas a partir da que está mais próxima de uma extremidade.
2. A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.
3. A segunda faixa colorida indica o segundo algarismo.
4. A terceira faixa representa a potência de dez pela qual devemos multiplicar os dois algarismos.
5. A quarta faixa, que é opcional, indica imprecisão no valor da resistência. Prateado indica 10% de imprecisão, dourado indica 5% e a ausência desta faixa representa imprecisão de 20%.
Na tabela a seguir estão as cores e seus respectivos valores. Resistores Fixos
Estes são os tipos mais comuns que você vai encontrar no mercado. Geralmente são baratos (resistores de carbono) e não são muito precisos. Possuem uma tolerância de 5% no seu valor. Então, um resistor com valor indicado de 100 ohms pode ter seu valor real entre 95 e 105 ohms. Se a precisão for um item importante no seu projeto, procure os feitos de metal-film, que possuem tolerância de 1%.
A leitura dos valores dos resistores se faz através de um código de cores, assim como a sua tolerância.

Resistores Variáveis
Resistores variáveis geralmente são constituídos por uma faixa/pista resistiva de carbono e um contato que se move ao longo da pista. Há três terminais, um em cada extremidade da pista e um para o contato (cursor). O potenciômetro e o trimpot são exemplos de resistores variáveis que permitem um ajuste manual, girando o eixo até o ponto desejado. Funcionalmente o potenciômetro e o trimpot são iguais. O potenciômetro é usado em situações onde o usuário mexe

Relacionados

  • Como encontrar um bom emprego
    159871 palavras | 640 páginas
  • mala direta 3000 empresas
    135747 palavras | 543 páginas