Cêncer de pênis

3381 palavras 14 páginas
1.0 PROBLEMÁTICA

Segundo a literatura o carcinoma peniano é apontado como um tipo raro de câncer em países desenvolvidos, representando menos de 1% das neoplasias malignas no homem, sendo considerado mais comum após a sexta década de vida. Sendo os principais fatores de risco para o câncer de pênis: fimose; doenças sexualmente transmissíveis; baixa renda familiar; hábitos inadequados de higiene; baixa escolaridade e baixo nível socioeconômico, além da falta de informação sobre o assunto. Neste sentido, levanta-se a seguinte problemática: Investigar o conhecimento sobre Câncer de Pênis com homens acima de 30 anos que frequentam a Rodoviária de Pedreiras - MA?

2.0 INTRODUÇÃO

O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Embora as maiores taxas de incidência de câncer sejam encontradas em países desenvolvidos, dos dez milhões de casos novos anuais de câncer, cinco milhões e meio são diagnosticados nos países em desenvolvimento. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2002)
Denomina-se câncer o conjunto de mais de 100 patologias caracterizadas pelo crescimento celular desordenado que atinge tecidos e órgãos. Nesta doença degenerativa, este crescimento anormal de células origina o tumor, que pode ser benigno ou maligno. No tumor maligno há a possibilidade de migração de células alteradas para outras áreas do corpo (metástase). O tumor benigno geralmente não traz riscos para o organismo, pois se limita ao tecido atingido, porém um tumor benigno pode transformar-se em maligno (INCA, 2008).
Segundo dados no Brasil e no Maranhão, esta problemática se torna cada vez mais frequente em nossa região, como exemplo, o nosso país esta no triste ranking da doença, ocupando o terceiro lugar mundial. Em nosso estado, a situação é bem pior, onde a cada 13 dias

Relacionados